segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

OPINIÃO - Feito em Casa, Joana Roque

Feito em Casa

Sinopse:
"Para Joana Roque, cozinhar, mais do que uma arte, é um prazer. Cresceu entre tachos e panelas a fumegar, o cheiro a refogados bem apurados e tabuleiros espalhados na cozinha da mãe e da avó que, de avental aprumado e ar atarefado, lhe foram transmitindo alguns conselhos únicos, histórias de bolos com nomes de tias, de pratos que já a bisavó fazia, de petiscos feitos a olho e outras tantas receitas de família. Joana Roque anotou tudo nos seus cadernos de receitas. Feito em casa é um livro indispensável em qualquer cozinha. Com mais de 250 receitas e conselhos de economia doméstica, Joana Roque traz-nos receitas tradicionais, os seus pratos preferidos para comer em frente à televisão, a sua «comida de conforto» para dias em que precisamos de um mimo especial, as receitas rápidas e práticas para receber familiares e amigos em casa, os «jantares comunitários», os bolos para festas de aniversário, as bolachas para uma tarde de frio, sanduíches para levar para a praia, etc. Sabia que com um quilo de carne picada pode fazer pratos variados? Que a melhor forma de não deixar legumes frescos apodrecerem no seu frigorífico é congelá-los em sacos com etiquetas? Que um jantar com 20 pessoas em casa não precisa de ser um stress desde que siga as dicas da Joana para a organização de um jantar? Ao longo de doze meses acompanhamos o dia-a-dia de Joana Roque e os truques que utiliza para fazer receitas rápidas, saborosas, com os ingredientes que temos na despensa, e que, mais importante do que tudo, saem sempre bem."

"Mais de 250 receitas e conselhos de economia doméstica"
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 448
Editor: A Esfera dos Livros
*Sinopse e imagem retirados do site da Wook.

Opinião:
E depois de tanto esperar lá consegui o livro que tanto queria!
Desta vez, um livro de culinária, a minha outra paixão. Adoro cozinhar. A sério, nem sequer penso naquelas barbaridades que dizem, tais como «as mulheres querem-se na cozinha», «o dever delas é cozinhar».
Pois bem, cozinhar não é para mim obrigação alguma. É uma terapia, acreditem, nos dias mais difíceis em que realmente tudo corre mal e não tivemos tempo para fazer tudo o que tinhamos programado, ou depois daquelas semanas que mais parecem tempestades meteorológicas nas nossas cabeças....nada como umas horas na cozinha...de onde vão "nascer" bolos que nos vão adoçar a vida...crepes que nos vão deixar com um sorriso e uma calma apaziguadora ao espalhar a geleia feita por nós!

Bem, se há assuntos em que realmente não me calo são livros e receitas! Vamos ao que interessa.

Considero o livro "Feito em Casa" da Joana Roque um achado! Foi emocionante encontrar receitas tão apelativas, tão....cheias de "água na boca". Mas não posso deixar de sublinhar que a estrutura do livro está absolutamente original, faz-me querer andar com ele para todo o lado e estar sempre a tirar notas. Além disso é muito convidativo a experimentar receitas e colocar lá as nossas pequenas alterações e rectificação de tempos (conforme o microondas e forno que temos em casa). Gostei de fazer uma afirmação muito especial à minha família: "Tenho um livro para o ano todo!"

E depois temos as economias propriamente ditas que a Joana nos presenteia, com o título "economia cá de casa", e digo-vos, são das informações mais top secret no mundo da culiária abertamente à nossa disposição! Sinceramente, hoje em dia só não é económico quem não quer. Digo isto, porque apesar de algumas dessas dicas eu já ser uma adepta há alguns anos, há muitas informações e economias que eu desconhecia! Tal como congelar claras, mas que raio, porque nunca experimentei? Sempre tive a ideia que não o deveria fazer, que alterava as suas propriedades...ainda bem que estava enganada, porque esta informação preciosa vai alterar alguns procedimentos na minha cozinha e adicionar novas receitas às minhas tardes culinárias!

Bem, para não chegar ao cúmulo de fazer aqui um texto longo, deixo-vos a primeira experiência culinária advinda deste livro. O "bolo de chocolate em 5 minutos". Posso adiantar que vai ao microondas e é divinal!

Para quem ainda não conhece os blogs da autora de "Feito em Casa" cá estão eles:


Pode ser que o Pai Natal traga no seu saquinho o livrinho da mesma autora chamado "Cozinhar, Celebrar e Partilhar"!

Sem comentários:

Enviar um comentário