sábado, 30 de março de 2013

OPINIÃO! - «A Física do Futuro», Michio Kaku


Autor(es): Michio Kaku
Pág.: 464
ISBN: 978-972-53-0480
Ano: 2013
Preço de Capa: €16
Preço Online: €14.39

Sinopse:
"Em A Física do Futuro, Michio Kaku apresenta-nos uma esmagadora, apaixonante e provocadora visão do século que aí vem, com base nas entrevistas feitas a mais de trezentos cientistas que, neste momento, já estão a inventar o futuro nos seus laboratórios. O resultado é uma descrição plena de rigor científico sobre os desenvolvimentos que poderemos esperar na medicina, na informática, na inteligência artificial, na nanotecnologia, na produção de energia, etc. Em 2100, possivelmente, controlaremos os computadores com pequenos sensores no nosso cérebro e, como os mágicos, deslocaremos os objectos à nossa volta com o poder da mente. As nossas casas inundadas de inteligência artificial e as nossas lentes de contacto com Internet permitir-nos-ão aceder a toda a informação que queiramos, à escala mundial, e ficar na presença de quem desejarmos num piscar de olhos. Os automóveis conduzir-se-ão sozinhos, com GPS, deslocando-se em almofadas de ar, sobre campos magnéticos. Através da medicina molecular os cientistas poderão criar qualquer órgão do corpo humano e curar doenças genéticas. Milhões de pequenos sensores de ADN, e nanopartículas, patrulharão as nossas células sanguíneas procurando detectar os primeiros sinais de doença, e os avanços genéticos permitir-nos-ão abrandar ou mesmo reverter o processo de envelhecimento. A esperança média de vida alargar-se-á espantosamente. Naves espaciais usarão a propulsão a laser, e talvez seja até possível apanhar o elevador espacial, carregar no botão «para cima» e fazer uma visita ao espaço, depois de, em minutos, percorrer milhares de quilómetros. Porém, estas espantosas revelações são apenas a ponta do iceberg. Kaku fala-nos dos robôs que exprimem emoções, de visão de raio X, de foguetões de antimatéria e da capacidade de criarmos novas formas de vida. Aborda também o desenvolvimento da economia mundial e coloca algumas questões: quem serão, no futuro, os vencedores e os derrotados? Quem terá emprego? Que nações prosperarão? Simultaneamente, Michio Kaku explica-nos os rigorosos princípios científicos que estão subjacentes a estes progressos, qual a taxa provável a que progredirá esta ou aquela tecnologia, quão longe chegará, quais as limitações e obstáculos que terá de ultrapassar. Uma visão apaixonante, devidamente fundamentada, dos anos que nos esperam até 2100. A Física do Futuro é uma odisseia plena de desafios sobre os próximos cem anos e a sua emocionante revolução científica."

Opinião:
Michio Kaku com esta obra fantástica oferece ao leitor informações e conhecimentos vastos na área da física/ciência e por sinal não é nada maçadora e muito fácil de ler, para além da aprendizagem que está subjacente.

Senti-me uma aluna que absorve todas as palavras do professor. Pois é impossível ficar indiferente à forma clara e simples que o autor utiliza e principalmente quando recorre a exemplos que são acessíveis ao leitor, já que muitas vezes refere filmes que todos nós conhecemos, desde Star Trek, 2001, Odisseia no Espaço, Desafio Total, entre outros.

O autor ajuda a compreender as leis da natureza e retrata o futuro com uma linguagem muito fácil de entender e inclusive de visualizar.

Em A Física do Futuro o autor descreve um futuro relativamente próximo, cujos cientistas do tempo de hoje estão a "trabalhar" para o desenvolvimento da tecnologia que será reforçada e cada vez mais aperfeiçoada, ao longo dos anos.

O que mais me espantou foi o facto de os seres humanos poderem ser "extintos" e até correrem o risco de servirem o propósito de visitas numa espécie de "jardim zoológico humano". Senão vejamos, os robôs são criados pelos seres humanos, sendo essa criação cada vez mais aperfeiçoada vai gerar robôs inteligentes. Por sua vez esses mesmos robôs vão querer atingir ainda mais a perfeição e inteligência, com um vigor que lhes será característico...risco este que seguramente colocará os humanos numa posição nada favorável num mundo e numa sociedade altamente adversa à que conhecemos hoje.
Foram muitos os temas interessantes e maravilhosamente retratados, com diversa informação sobre passado, presente e futuro.

Claro que os óculos e lentes de contacto para a internet foi um tópico que mereceu um interesse acrescido e confesso que comecei logo a imaginar o futuro cenário que está para chegar!

A medicina também foi um ponto de interesse, uma vez que nós humanos somos tão frágeis e os cientistas aspiram a descobrir como retardar o envelhecimento. Nos dias de hoje podemos marcar uma consulta com um médico e depois nesse dia vamos ao centro de saúde para descrever os sintomas a um médico em carne e osso! Agora imagine o seguinte cenário: 
"Como referimos nos capítulos anteriores, as consultas médicas mudarão radicalmente. Quando falarmos com o médico no ecrã de parede, é muito provável que estejamos a falar com um programa de software. A nossa casa de banho terá mais sensores do que um hospital moderno, que detectarão silenciosamente células cancerosas anos antes da formação de um tumor."

Ora, este cenário é um pouco aterrador...e ao mesmo tempo promissor!

A Física do Futuro, foi uma obra que tive um grande prazer em ler e ao mesmo tempo fiquei mais sensibilizada com o "mundo do futuro". Uma obra que no meu entender está dirigida ao público em geral, devido não só ao tema fascinante e bem assim como já referi, à linguagem clara e simples utilizada pelo autor.

Boas Leituras!

1 comentário:

  1. A física do futuro realmente é um livro fascinante, e vale ressaltar que todas as tecnologias que Kaku menciona no livro estão no mínimo em fase de testes, ou seja, elas já existem.. Pelo menos em protótipos.

    http://www.vestigiodelivros.com.br/

    ResponderEliminar