domingo, 2 de setembro de 2012

OPINIÃO - A Bruxa de Oz, Gregory Maguire

A Bruxa de Oz

Sinopse:
" Um dos melhores romances de fantasia de sempre. Para guardar na estante entre a Alice no País das Maravilhas e O Senhor dos Anéis.

Quando Dorothy triunfou sobre a Bruxa Má do Oeste no clássico O Feiticeiro de Oz, de L. Frank Baum, apenas conhecemos a sua versão da história. Mas, afinal, quem era esta misteriosa Bruxa? De onde veio? Como se tornou tão malvada? E qual é, então, a natureza do mal?
A Bruxa de Oz conta a história de Elphaba, uma menina de pele verde, insegura, rejeitada tanto pela mãe como pelo pai, um pastor reaccionário. Na escola ela também é desprezada pela sua colega de quarto Glinda, a Fada Boa do Norte, que só quer saber de coisas fúteis: dinheiro, roupas, jóias. Neste contexto, ela descobre que vive num regime opressor, corrupto e responsável pela ruína económica do povo. Elphaba decide, então, lutar contra este poder totalitário, tornando-se na Bruxa Má do Oeste, uma criatura inteligente, susceptível e incompreendida que desafia todas as noções preconcebidas sobre a natureza do bem e do mal.
Gregory Maguire cria um mundo de fantasia tão fértil e vívido que Oz nunca mais será o mesmo.

Mais de 2 milhões de exemplares vendidos nos EUA. Mais de um ano no top do New York Times.
"

Editora: Casa das Letras
2006

*sinopse e imagem retiradas do site da Wook.

"A Bruxa de Oz conta a história de Elphaba, uma menina de pele verde, insegura, rejeitada tanto pela mãe como pelo pai, um pastor reaccionário. Na escola ela também é desprezada pela sua colega de quarto Glinda, a Fada Boa do Norte, que só quer saber de coisas fúteis: dinheiro, roupas, jóias. Neste contexto ela descobre que vive num regime opressor, corrupto e responsável pela ruína económica do povo. Elphaba decide, então, lutar contra este poder totalitário, tornando-se a Bruxa Má do Oeste, uma criatura inteligente, susceptível e incompreendida que desafia todas as noções preconcebidas sobre a natureza do bem e do mal."

Opinião:
A Bruxa de Oz despertou-me grande curiosidade, precisamente por conhecer, tal todos vós, o clássico O Feiticeiro de Oz.
Gregory Maguire apresenta-nos o outro lado da história, vamos ter oportunidade de conhecer a Bruxa Má do Oeste (Elphaba) e a Bruxa Boa do Norte, levando do leitor a conhecer as razões que levaram a Bruxa Má a confrontar-se com Dorothy, causando o desaparecimento da primeira.
Vai ser apresentado o outro lado da história, o início de vida, o seu percurso difícil, a personalidade e a visão e as amarguras da Bruxa Má do Oeste. Mas afinal ela era mesmo Má?
Sinceramente adorei o livro, conhecer o outro lado da história foi mais do que interessante...foi possível reviver os tempos de menina em que via O Feiticeiro de Oz...mas hoje adulta tive oportunidade de ler um romance de fantasia com alusões a problemáticas que são de todo interessantes de considerar.

No seguimento da Bruxa de Oz o autor tem:
- O Herdeiro de Oz,
- O Leão de Oz.

Boas leituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário