domingo, 25 de outubro de 2015

OPINIÃO! «Khadija, A Mulher de Maomé», de Marek Halter

Título: Khadija, A Mulher de Maomé
             As Mulheres do Islão - Volume 1
Autor: Marek Halter
Código de Barras: 9 789 725 305 614
Págs.: 336
Preço: Euros 15,09 / 16,00
Colecção: Ilhas Encantadas
Romance

Sinopse:
"O nascimento do Islão começa por ser a história de uma mulher, Khadija. A primeira mulher do profeta, a mulher que o amava quando ele era apenas um jovem caravanista.
Viúva, bela e rica, Khadija tem de voltar a casar-se para manter o seu lugar na sociedade muito masculina de Meca. Contra toda a expectativa, escolhe um homem pobre, Muhammad ibn ‘Abdallâh. Durante dez anos de felicidade, impõe Muhammad aos poderosos clãs de Meca e forma com ele um casal excepcional, modelo de sabedoria e de moderação.

Durante toda a sua vida Maomé apoiou-se em três figuras eternas da feminilidade: a mãe, a guerreira e a confidente.
Se Khadija não tivesse dito: «Eu acredito», a aventura muçulmana não teria nunca começado. Sem a sua filha mais nova, Fátima, guerreira intransigente, Muhammad não teria conseguido impor o Islão na península arábica. E se Aicha, sua última mulher, não tivesse fielmente transcrito as suas palavras, não conheceríamos o Corão.


As Mulheres do Islão: A nova grande epopeia de Marek Halter"


Opinião:
Este livro deixou-me encantada! 

Khadija é uma mulher que apesar de viúva tem muito poder e tem vindo a aumentar a sua riqueza após a morte do seu marido Âmmar al Khattab. No entanto, não é a única poderosa em Meca.

Ora, quem tem poder, quer sempre mais poder até ser o mais poderoso, por isso o seu primo Abu Sofyan al Çakhr faz-lhe uma visita cheia de pompa e circunstância, nunca esquecendo de à mínima oportunidade passar a mão pelas escravas de Khadija sem que esta possa reparar (pensa ele).

Abu Sofyan propõe casamento a Khadija, mesmo que já seja casado com outras mulheres e "dono" de tantas outras que usa a seu "bel prazer" e ao mesmo tempo oferece-lhe a estátua da deusa Al Ozzâ, que mais tarde Khadija acusará como a razão de tanta infelicidade!
Acontece que Khadija não é uma mulher qualquer e astúcia não lhe falta!! Por isso, quando toma conhecimento que que existe alguém que pode fazer toda a diferença na sua vida e contrabalançar a proposta de Abu Sofyan, Khadija é levada a ponderar outro senhor para seu esposo.
É que Abu Nurbel e Ibn 'Abdallâh têm provas de que Abu Sofyan foi o cabecilha de uma razia a uma caravana de Khadija com o intuito de arruiná-la.
Mas Al'lat não permitiu, porque Muhammad (Maomé)engenhosamente conseguiu impedir esse sacrifício de sangue, perdendo-se apenas algumas velhas camelas da caravana de Khadija.

E é precisamente a esse homem que Khadija vai propor para ser seu esposo...

Assim pode começar uma luta pelo poder, mas também um amor!! Onde a força de uma mulher pode ser bem maior do que um homem que se acha poderoso!!!

Foi uma leitura muito agradável com personagens "poderosas" e tão bem caracterizadas que me deixou interessada durante toda a história, quer no desenrolar do romance aqui retratado, como também posteriormente fiquei com curiosidade e fiz mais algumas pesquisas sobre a história de Maomé.

Quando comecei a leitura pensei que seria um livro enfadonho, mas não!! Com uma narrativa coerente e envolvente, o autor conquistou-me!!

Adorei! :D


Boas Leituras!!!

4 comentários:

  1. Olá,

    Bem não li o comentário todo pois estou a ler atualmente este livro, embora ainda esteja muito no inicio, mas gostei logo do teu comentário inicial, ficaste encantada....promete :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!!!

      Fizeste bem não ler tudo, porque este livro é uma surpresa maravilhosa. É adorável de se ler!!

      Entretanto já via a tua opinião, a qual gostei imenso, principalmente quando lhe chamas pérola!! :D :D

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá Joana,
    Gostei muito da tua opinião. Deu-me vontade de ler o livro.
    Parece muito bom. Gosto muito deste tipo de histórias.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura!!!

      Obrigada pelo teu comentário!!! :D A sério, não deixes de ler este livrinho!! Vais ver que vais gostar!!!!
      Vou ficar a aguardar a tua opinião :D :D

      Muitos beijinhos e boas leituras!!

      Eliminar