sábado, 3 de outubro de 2015

OPINIÃO! «As Viúvas de Eastwick», John Updike

As Viúvas de Eastwick
Autor: John Updike
Edição/reimpressão:2009
Páginas: 300
Editor: Livraria Civilização Editora
ISBN: 9789722627962

Sinopse:
"Nesta deliciosa e sinistra sequela, Updike consegue apreender os sentimentos das mulheres sobre os seus corpos e as suas vidas sexuais, e as suas reflexões sobre a cultura e a desarmonia social são, como habitualmente, brilhantes. 

Mais de três décadas passaram desde os acontecimentos narrados em As Bruxas de Eastwick. As três divorciadas - Alexandra, Jane e Sukie - deixaram a cidade, casaram-se de novo e ficaram viúvas. Lidam com a dor e com a solidão como todas as viúvas: viajam pelo mundo, para terras exóticas como o Canadá, o Egipto e a China, e renovam a sua antiga amizade. Então, um Verão, motivadas pelo avançar da idade, pela solidão, pela culpa latente e por assuntos por resolver, as antigas Bruxas de Eastwick decidem regressar à velha cidade litoral de Rhode Island, onde outrora se entregaram a brincadeiras malévolas. Eastwick ainda possui o seu encanto, mas traz-lhes também recordações, e há ainda quem se recorde delas e lhes queira mal."

Críticas de imprensa:
John Updike é o grande feiticeiro jovial das letras americanas. E ainda mais mágica é o virtuosismo da sua prosa... Ele não escreve. Faz magia."
The New York Times Book Review 

As observações de Updike acerca da cultura e da desarmonia social ostentam o habitual esplendor.”
Publishers Weekly

A prosa arrebatadora de John Updike permanece inabalada…
The Observer 

“…Updike é o Mestre, e nenhum fã quererá perder As Viúvas de Eastwick.”
The Telegraph 

Opinião:
Vi o filme "As bruxas de Eastwick"...muitas e muitas vezes! Nas já ultrapassadas cassetes VHS!!!
Por isso, assim que descobri esta "relíquia" que retrata as bruxas já um pouco velhotas e viúvas, pensei que não podia deixar de ler.

No entanto não correu como eu esperava...pois achei a obra demasiado desinteressante e sem imaginação.
Talvez por ter-me "apegado" ao filme e eu própria ter imaginado mil e uma coisas para o futuro daquelas "bruxas velhotas"!!
Certo é que não gostei nada desta sequela. 

Paciência...

Boas leituras! 

2 comentários: