domingo, 7 de setembro de 2014

OPINIÃO! «A Primeira Mestiça», Álvaro Vargas

Autor: Álvaro Vargas
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 240
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896375034

Sinopse:
"Nesta obra arrebatadora e apaixonante, Álvaro Vargas Llosa leva o leitor a sentir o bater do coração de Francisca, filha mestiça de Pizarro, fruto do seu amor pela princesa inca Inés Huaylas. Quase como um confidente, Vargas Llosa ajuda-nos a desvendar o que Francisca sentia no seu íntimo enquanto, no mundo exterior, acontecimentos importantes se iam desenrolando na história de Espanha: a conquista do Peru, as divisões no seio dos povos nativos e os confrontos entre os próprios conquistadores.

Com o risco da independência, Francisca foi enviada para Espanha para evitar que se transformasse na bandeira de quem desafiava a Coroa espanhola. Esta é a história de Francisca, a herdeira de dois mundos. E ela terá uma vida surpreendente."

Críticas de imprensa:
«Vargas Llosa resgata do esquecimento a filha mestiça de Pizarro de uma forma magistral
Emilia Ruiz Martínez, ABC

«Finalmente a conquista vista por uma perspetiva feminina»
Emma Rodriguez, El Mundo

Opinião:
Não terminei a leitura deste livro.

Achei que a forma como o autor explica os acontecimentos e mantém o enredo foram alguns dos motivos que me levaram a não me me sentir presa à história. O que fez com que a história de Pizarro e a sua filha mestiça não me cativasse.
A vontade em continuar a ler foi diminuindo e cheguei a um ponto que decidi arrumar o livro na estante. Não quis passar por momentos enfadonhos numa noite de verão, nem pensar!

Qual a razão para que não tenha gostado do livro?  Não se trata do meu género de livro, por isso certamente haverá quem dê o devido valor à obra!

Talvez um dia mais tarde retome a leitura de "A Primeira Mestiça"... Quiça!?

Boas Leituras!

2 comentários:

  1. Dou-lhe os parabéns pela forma como descreve cada livro lido que cria a vontade a quem aqui vem de os ler; escolhi de propósito um livro que não terminou para lhe sugerir um - "O historiador" de Elizabeth Kostova, um livro muito negro, e que eu iniciei a leitura porque a heroína tinha "nascido" no mesmo ano que eu - 1956. O livro revisita o mito de Dracula, e fá-lo de uma forma fabulosa; e mais não digo!

    Uma vez mais, os meus parabéns - tenho divulgado o seu blog sempre que posso

    Alberto Malheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu apoio!!! Significa muito para mim!

      Já me deixou em pulgas para ler o livro que me indicou e penso que encontrei um sítio onde o posso adquirir. : D

      Até breve! Boas Leituras!

      Eliminar