terça-feira, 16 de setembro de 2014

OPINIÃO! « Mães e Filhas», de Evan Hunter

Autor(a): Evan Hunter
Edição/reimpressão: 1980
Páginas: 396
Editor: Europa-América
ISBN: 9789721013360
Coleção: Livros de Bolso / Europa América

Sinopse:
"Um romance ousado e forte que Evan Hunter conduz com poderosos dons de observação e de análise psicológica, num estilo subtil de grande poder evocativo.

Um tema de eterno recomeço, da filha que «continua a mãe», sem muitas vezes se aperceber de que herdou dela alguma coisa mais do que a vida.

Um extraordinário documento humano que cobre vinte anos cruciais da vida americana."

Opinião:
Acho este género de livros umas relíquias. Saborear as palavras e expressões usadas naquele tempo é uma maravilha!!!

E depois são pequenos, com umas páginas fininhas e amareladas, com um cheiro tão característico e cheio de recordações!!
Podem chamar-me o que bem entenderem, mas quando ando de volta da minha biblioteca (o que são imensas vezes) e passo a vista pelos livros de Jackie Collins, Jacqueline Susann, John Irving, etc.., recordo com saudade os tempos de leitura no meu velho sofá, rodeada por mobília antiga. Esses tempos eram maravilhosos! 

Bem, vou dar início à minha opinião.
A sinopse é muito vaga e quando assim é, parece que tenho mais prazer em ler o livro em questão, uma vez que não sei o que me espera.

A escrita é verdadeiramente surpreendente e tal como eu esperava pude saborear expressões como "eis que", "decerto", "com efeito", etc

A narração de Evan Hunter é simples, o que é óptimo uma vez que retrata a complicação da vida humana numa psicologia que agrada a todos.
Esta história retrata a vivência das personagens com voraz determinação e com naturalidade.

As personagens que enchem o nosso tempo são Julia, uma mulher bonita e vistosa que após a sua estadia em Roma leva consigo um segredo que guardará até à sua morte.
David, o seu filho desprezado que não encontra a felicidade, pois simplesmente fecha o coração a quem possa surgir para o roubar.
Ao mesmo tempo o leitor conhece a família de Matthew, um jurista determinado e bem sucedido. Contudo está prestes a desmoronar, caso este não se aperceba e dedique atenção às mulheres que fazem parte da sua vida (a sua mulher e a sua filha).

Para quem tiver este livro guardado na estante, acho que deverá pegar nele e deixar-se levar pelo estilo de 1980, uma escrita maravilhosa...decerto!

Eis que dou por terminada a minha opinião.

Boas Leituras!

2 comentários:

  1. Olá, boa noite!
    Gostei muito da crítica que fez a este livro. Deve ser bom mesmo! Fiquei curiosa.
    Também gosto de ir à estante buscar livros editados há muitos anos... sabe tão bem ler assim!
    Um abraço e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa!

      Muito obrigada pelo seu comentário!

      Um livro que tenciono reler é O Quinto Filho de Doris Lessing do ano 1988 publicado pela Europa-América. Foi um livro que me marcou pela crueldade caracterizada por uma criança violenta e que agora tenciono ler de uma outra perspectiva.

      Se houver algum livro que queira sugerir, a mim e aos leitores que por aqui passam, esteja à vontade!!

      Um abraço e Boas leituras!!

      Eliminar