quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

OPINIÃO! - Herança de Traição, J. F. Subtil


Herança de Traição







Autor: J. F. Subtil
Colecção: Viagens Na Ficção
Páginas: 372
Data de publicação: Outubro de 2012

Género: Ficção
Preço: 13,00 €

Sinopse:
"Viver os sonhos não é díficil, díficil é lutar por eles. Rosa e João são um casal do século XIX que tenta lutar pelos seus sonhos, tantas vezes sem sucesso devido a altos valores.

Num Portugal que deixa muito a desejar, as críticas de século XIX podem ser usadas nos dias de hoje, pois este país continua a ser a trapalhada de sempre.

"A nossa herança de traição, a de simples mortais portugueses, é a de herdar um país falido que já não faz sentir amor patriótico.""

Opinião: 
Herança de Traição retrata a sociedade da classe alta e baixa e apesar de viverem na mesma povoação e interagirem, há claramente uma separação desses dois níveis de vida tão diferentes e distantes.
Contudo a diferença que a própria sociedade criou entre a "gente" chique e o povo humilde, passa pela própria classe alta na sua mais "cruel" falta de educação e de berço.

J. F. Subtil, descreve a vida da família da Cardiga, composta por Ricardo da Cardiga e Catarina Vasconcelos com os seus cinco filhos (Rodolfo, Maria, Lourenço, Anastácia e João)  a qual reside na Quinta dos Cardiga, um verdadeiro palacete que ocupa terras da zona norte do Tejo. Na Quinta também reside o irmão de Ricardo, Afonso e sua mulher Olívia Fernandes com os seus três filhos, Jacinta, Miguel e Manuel.

A família da Cardiga, obedece rigidamente às regras impostas pela sociedade e acima de tudo pela regras que passam de geração em geração. Daí que o filho mais novo dos Cardiga esteja impedido de receber a Quinta como herança, já que a mesma deverá ficar a cargo do filho homem mais velho. Desta forma, os irmãos de sangue esquecem os tempos de crianças e brincadeiras inocentes, para iniciar ódios e planos de vingança em prol da conquista de uma herança e consequentemente da desgraça.

Contudo, as emoções não ficam por aqui, pois pior que ódios entre irmãos, será para Ricardo a mistura de sangue "puro" através do casamento, com quem não tem berço ou qualquer posição considerada digna da família da Cardiga.

João Fernando Vasconcelos da Cardiga é o filho que mais se preocupa com os empregados e bem assim, que os respeita. Tirou o curso de Direito e tem como objectivo abrir o seu escritório para exercer advocacia. Um menino jovem e rico que frequenta as festas da classe alta, desde soirée(s), encontros de literatura, touradas, etc. Tudo isto com uma forte caracterização desta sociedade de ricos que mais não querem do que serem "chiques", que tão bem o autor nos reporta.

Em Herança de Traição somos conduzidos para um mundo cheio de vida, cores e energia. Mas mais que isso,  o leitor depara-se com o infortúnio de um país corrupto, alheio à pobreza de dinheiro e de espírito! O autor escreve de uma forma transparente sobre um Portugal obsoleto com políticos absurdamente incompetentes, no exercício dos seus cargos que apenas servem para se vangloriarem pela praça.

Uma obra de excelência que me fez recordar O Rio das Flores de Miguel Sousa Tavares!

J. F. Subtil é um autor jovem, mas que pela sua escrita sabe cativar o leitor. Depois de adorar Herança de Traição, fico sem dúvida nenhuma a aguardar pelo lançamento de uma nova obra do autor! 

Para quem não conhece a Quinta da Cardiga e tiver vontade de visitar tal como eu, pode antes disso dar uma espreitadela aqui e aqui.

Boas leituras!

2 comentários:

  1. Boa noite, eu sou Jorge Subtil, o autor deste livro. Contacto, pois desejo agradecer a critica que fez do meu livro... Está excelente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Jorge Subtil,

      Respondi ao seu comentário no seu blogue!
      Cumprimentos.

      Eliminar