sábado, 9 de fevereiro de 2013

OPINIÃO! - Coisas Boas que não são pecado, nem são proibidas e que não engordam, João Viegas



Autor: João Viegas
Pág.: 184
ISBN: 978-972-53-0493
Ano: 2011
Preço de Capa: €19.5
Preço Online: €17.55

Sinopse:
"Como cozinhar refeições saudáveis e saborosas e no final conseguir perder peso! 

Todos nós temos a tentação de associar cozinha saudável a dietas e a comida sensaborona… Quando pensamos em perder peso, por motivos de saúde ou de estética, imaginamos à nossa frente um futuro insonso de peixe grelhado e de saladas. E afinal a realidade pode ser completamente diferente desse cenário tão pessimista. Com este livro, despretensioso e de fácil leitura, pretendemos transmitir conhecimentos básicos que poderão transformar a sua alimentação diária numa fonte de prazer, de saúde, de sabor… e de baixas calorias! Para além das dezenas de receitas apresentadas, juntamos tabelas de calorias, dicas importantes que poderão fazer toda a diferença e uma selecção de produtos que deverá passar a estar sempre presente na sua alimentação do dia-a-dia. Não se esqueça do nosso lema: Mais Sabor, mais Saúde …menos Peso!!!"

Opinião:
Ter mais um livro de receitas nunca é uma má opção! Porque seja para uma festa organizada em casa, seja um almoço especial em família, há sempre tantas receitas para experimentar e novos sabores para conhecer.

Para mim os livros de receitas são sempre um método de aprendizagem fundamental para uma boa cozinheira/(o), porque temos sempre tanto para aprender com os outros, por vezes coisas simples mas que podem fazer diferença e ajudar a preparar o nosso plano de refeições. E além disso, é sempre possível fazer adaptações, conforme o nosso gosto e os ingredientes disponíveis na nossa despensa.

A minha estante de livros de culinária é bastante agradável de se ver,  muitos dos livrinhos já são "herdados" da minha avó, mas acho fundamental actualizar essa pequena e saborosa biblioteca!

De maneira que iniciei a minha avaliação minuciosa e gustativa de algumas receitas de João Viegas no seu livro Coisas Boas que não são pecado, nem são proibidas e que não engordam. O título diz praticamente tudo, porque é possível comer bem sem engordar e sem ficar com uma sensação de "vazio". 

O livro tem uma apresentação excelente, com a qual é impossível não crescer água na boca.
Coisas Boas que não são pecado, nem são proibidas e que não engordam, como não poderia deixar de ser, é um livro para todos os gostos e achei também, para todos os bolsos. O que é bom! Pois se existe a possibilidade de apresentar uma refeição mais formal e elegante, tem aqui um bom apoio. (refiro-me ao peixe e marisco que é sensivelmente mais caro do que a carne)
Tal como oferece receitas para as refeições casuais e saborosas.

Preocupação houve também, no que refere aos adeptos da comida vegetariana, com um capítulo próprio, no qual destaco a famosa lasanha vegetariana.

Mas não ficamos por aqui, há muito espaço para apontamentos (pois há quem tome notas no próprio livro, que é o meu caso) e podem consultar as dicas no fundo das páginas, pertinentes e específicas de cada receita. No capítulo Informações úteis há uma tabela de calorias, que pode ajudar a quem faça uma alimentação mais controlada.

Não foi possível experimentar todas as receitas! No entanto, de várias que experimentei, destaco as seguintes:
- todas as sopas de tomate (e por uma razão muito simples, por muito que procure e principalmente na web, são sempre muito semelhantes. Neste livro encontrei e aprendi novas sopas de tomate fantásticas), bem como as restantes sopas (muito úteis para quem queira manter a linha e prefira uma sopa ao jantar).
- saladas para o verão (fiquei com algumas ideias para experimentar nessa época, para assim diversificar um pouco as minhas saladas, para não serem sempre os mesmos ingredientes).
- um molho de iogurte muito bom! (para quem não pode abusar de determinados molhos é uma boa sugestão, pelo menos eu gostei!) está na página 50.
- Espetadas vietnamitas de Frango ou de Vegetais. (uma boa opção para substituir a carne de porco) página 139.
- Salada de Frutas especial. (recentemente também aprendi com uma colega de trabalho, a fazer calda para salada de frutas. Basta colocar num frasco a respectiva fruta cortada com a calda, vai ao forno em banho-maria e pode-se reservar) uma delícia! página 169.
- Pêras caramelizadas (das poucas formas que consigo comer esta fruta).

Por agora é tudo, resta-me dizer...

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário