quinta-feira, 19 de outubro de 2017

OPINIÃO! «Aicha A Bem-Amada de Maomé - As Mulheres do Islão, 3.º Vol.», de Marek Halter

Título: Aïcha, A Bem-Amada de Maomé - As Mulheres do Islão, 3º Vol
Autor(es): Halter, Marek
Pág.: 288
Número: 1001042
ISBN: 9789725305720
Ano: 2016
Preço de Capa: €16
Preço Online: €14.39

Sinopse:
"«A ti que pousarás os olhos nestas linhas 
Chamo-me Aïcha bint Abi Bakr. 
Há cerca de sessenta anos que me chamam Aïcha, Mãe dos Crentes. Sei que Allah, o Clemente e Misericordioso, não tardará a julgar a minha vida. 
Quis que ela fosse longa, bela e terrível. 
Quis que a minha memória fosse incomparável, a fim de a pôr ao serviço da Sua vontade e do Seu Enviado.» 

Este último volume mostra o aparecimento de um Islão conquistador, que afastou as mulheres, apesar da oposição de Muhammad e que conduziu à divisão entre sunitas e xiitas, que ainda hoje ensanguenta o mundo árabe e o Ocidente"

Opinião:

Assim terminou a trilogia As Mulheres do Islão...com um volume que foi de uma ternura inesquecível.
Na minha opinião, trata-se de uma trilogia imperdível, que ninguém devia deixar de ler. São livros com grande significado.

Neste último volume, Marek Halter retrata a confidente de Maomé, uma rapariga nova e sensata. Aicha, apesar de jovem, demonstrou ser uma mulher crente e uma companheira fiel ao seu marido, "O Enviado".
Aicha, foi, a meu ver, a personagem mais sensível de entre as três mulheres retratadas nesta maravilhosa obra. Teve o papel de apoiar Maomé, de uma forma mais inclinada para um companheirismo espiritual, essencial no percurso de Maomé.
Aicha foi a jovem chorosa, que em circunstâncias de grande pesar prestou o auxílio devido ao seu amado, sob a sombra de outras mulheres e debaixo de tantos olhares atentos à sua volta.

Um grande livro, sem dúvida nenhuma. Uma obra notável.


Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário