segunda-feira, 21 de março de 2016

OPINIÃO! «As Regras da Casa da Sidra», de John Irving

As Regras da Casa da Sidra
Autor: de John Irving
Edição/reimpressão:2011
Páginas: 752
Editor: Livraria Civilização Editora
ISBN: 9789722632829

Sinopse:
A odisseia de Homer Wells começa no meio dos pomares de macieiras do Maine rural. Sendo a mais velha das crianças do orfanato de St Cloud’s que não chegaram a ser adotadas, Homer estabelece uma amizade profunda e invulgar com Wilbur Larch, o fundador do orfanato - um homem de rara compaixão viciado em éter. O que Homer aprende com Wilbur leva-o desde a sua primeira aprendizagem de cirurgia no orfanato até uma vida adulta à frente de uma fábrica de sidra e a uma estranha relação com a mulher do seu melhor amigo.

Críticas de imprensa:
«É difícil definir As Regras das casa da Sidra e é impossível não o admirar
Daily Telegraph 

«Mais divertido do que O Estranho Mundo de Garp […] é uma história de leitura irresistível narrada pela voz de um mestre
Time Out

«Jonh Irving já foi comparado a Kurt Vonnegut e J. D. Salinger, mas é possivelmente mais inventivo do que qualquer um deles. Sarcástico, lacónico, cria as suas personagens com uma economia que deriva da sensibilidade em relação às palavras e da mestria da sua arte. Este livro soberbamente original é para ler e recordar
The Times 

«Tal como o resto da ficção de Irving, é muitas vezes desconcertante, mas sempre estimulante e provocador
Observer

Opinião:
John Irving é admirável!
A sua escrita sempre me deixou rendida à sua sabedoria.
O autor tem uma capacidade incomparável de escrever sobre banalidades e aspectos constrangedores que a vida tem. O efeito dos seus livros, pelo menos em mim, é o de mais tarde recordar as suas histórias com saudade e nostalgia. 

As Regras da Casa da Sidra é um romance que nos deixa perplexos com as histórias de órfãos, histórias essas narradas com uma transparência tremenda, os sentimentos daquelas crianças são postos a nu pelas palavras do autor. Alguns têm a sorte de serem adotados e conhecerem algo mais do que as paredes do orfanato, outros como Homer Wells, cuja devoção pelo Dr. Larch chega a ser a relação mais próxima com a figura de um pai, acaba por "pertencer" a St. Cloud's.

O fim que é reservado a estas crianças, começa com as visitas das mulheres ao orfanato, continua com o sonho de "a mãe" voltar e levar o seu filho e termina quiçá, no seio de uma família "normal".

É assim que Homer Wells vive, na esperança de ter a sua mãe de volta, pelo menos até encontrar um casal que lhe permite mudar a sua vida e conhecer algo mais do que ser assistente do Dr. Larch nos partos das mulheres que ali se deslocam para "aliviarem" o seu peso.

Um romance que se revelou ao nível da grande obra do autor "O Estranho Mundo de Garp" e que não me deixou indiferente ao seu conteúdo.

Recomendo!


Boas Leituras!

2 comentários:

  1. Olá Joana,
    Parece ser um livro muito bom. Tenho muita curiosidade com este autor.
    É tão bom quando gostamos de uma leitura.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura!

      Tenho a certeza que vais gostar deste autor. Não deixes de ler O Estranho Mundo de Garp.

      Beijinhos grandes e boas leituras!!! :D

      Eliminar