terça-feira, 2 de junho de 2015

OPINIÃO! «A Festa das Bruxas», de Agatha Christie



A Festa das Bruxas
Autora: Agatha Christie
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 208
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892310046
Coleção: Obras de Agatha Christie

Sinopse:
"A famosa escritora de policiais Ariadne Oliver prepara-se para celebrar a Noite das Bruxas em casa de uma amiga. Outra das convidadas é Joyce, uma jovem fã de livros policiais, que confessa ter já assistido a um assassinato. Mas a sua fama de contadora de histórias mirabolantes faz com que ninguém lhe preste atenção. Ou talvez não seja bem assim. Quando Joyce é encontrada morta nessa mesma noite, Mrs. Oliver questiona se esta última história seria mesmo fruto da sua imaginação. Quem de entre os convidados quereria silenciá-la? Mrs. Oliver não conhece ninguém melhor do que o seu amigo Hercule Poirot para responder a esta questão. Mas nem mesmo para o grande detective será fácil desmascarar o assassino."

Opinião:
Uma festa para crianças organizada por adultos, uma convidada especial e uma morte que abala todos os presentes, tudo junto só pode resultar na presença essencial de Poirot!!

A jovem em causa não era assim tão especial e muito menos adorada por todos, aliás até era considerada uma mentirosa compulsiva!! A convidada é uma escritora, Sra Oliver e é talvez a única que considera importante o facto de a criança que foi assassinada ter referido na festa que "tinha presenciado um assassinato e que só muito recentemente soube tratar-se de um assassinato".
Por isso, a Sra Oliver, desesperada e muito abalada recorre ao amigo Hercule Poirot, que aceita ajudar e desvendar o caso.
Hercule dá importância a características que confundem as outras pessoas, porque não percebem onde Poirot pretende chegar com as suas questões. 
Mas como tão bem sabemos, são essas características, tais como a simpatia e personalidade da criança que morreu que permitem chegar a uma conclusão sobre a sua morte, qual foi a causa e mais importante quem foi o assassino!!

Em "A Festa das Bruxas" Poirot tem que desvendar o passado para assimilar o que aconteceu no presente, por isso terá que procurar um crime que possa ter sido presenciado por uma criança.

Surpreendente como sempre, uma leitura muito agradável!!

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário