Autora: Agatha Christie
Edição/reimpressão: 1999
Páginas: 464
Editor: Livros do Brasil
ISBN: 9789723806731
Coleção: Vampiro Gigante
Opinião:
Quanto a este livro, tenho uma comparação muito peculiar a fazer.
Hoje em dia já se fala muito da "comida de conforto", muitas vezes associada aos tempos de criança em que as nossas avós faziam umas comidinhas maravilhosas. Pois bem, para mim «O Homem que era o n.º 16», foi precisamente um "livro de conforto"!!! E por isso estou imensamente contente com a sensação que perdurou depois de terminar a leitura.
Confortou-me em vários aspectos, não só por se tratar de uma autora maravilhosa, que já não lia há algum tempo, mas também porque a leitura das obras de Agatha Christie, para mim é como se estivesse a saborear um chocolate!!! E a cereja no topo do bolo....o livro que tenho é o mesmo que aparece na imagem e é tão, mas tão agradável ler um livro "velhinho", de páginas amareladas e com o seu cheiro característico!!
Para além disto tudo, acresce a simplicidade com que a autora nos conquista com as suas personagens. Digo isto porque sempre fui uma teimosa, pois achava que só gostava da personagem "Poirot" e sempre que comprava um livro novo, tinha o cuidado de verificar se continha as "célulazinhas cinzentas" que tanto amava.
Pois então, em «O homem que era o n.º 16», as personagens principais são o casal Tuppence e Tommy, os quais abarcam a aventura de trabalharem como detectives privados, onde Tommy falsamente e com o consentimento da Scotland Yard se faz passar por Mr Blunt, na tentativa de ajudar a polícia a capturar o homem n.º 16.
As peripécias do casal são absolutamente encantadoras, principalmente quando personificam outras personagens de investigação de outros autores. O caso que mais gostei foi «O Álibi Indestrutível».
Conclusão, não fica aquém do "meu" precioso Hercule Poirot. A autora descreve casos simples e de resolução rápida, mas de uma inteligência incomparável!!
Conclusão, não fica aquém do "meu" precioso Hercule Poirot. A autora descreve casos simples e de resolução rápida, mas de uma inteligência incomparável!!
Boas Leituras!
Bom dia!!!
ResponderEliminarQue reconfortante que é conhecer mais alguém que pensou que Poirot seria a única personagem maravilhosa de Agatha. Eu também achava isso.... mesmo, de verdade. E este post veio mostrar-me que posso estar enganada e que também não preciso andar à procura do tal símbolo do bigode! (Eu tb o faço!!)
Fiquei com vontade de conhecer outras obras de Agatha Christie e com a sensação de que vou ser agradavelmente surpreendida.
Gracias!!!
Beijocas
Boa tarde Marisa!!
EliminarTambém tinha a mesma ideia? Sabe que cá em casa era um fartote de rir, porque sempre que ia comprar um livro de Agatha Christie lá andava eu à procura do símbolo do bigode!
Tanto que este livro tinha ficado "de parte" porque só tinha lido o mistério do comboio azul!!!
Arrisque e vai ver que vai gostar! Depois se quiser pode colocar aqui o seu feedback! Terei todo o gosto!
Beijocas!
Para 2015 sugiro-lhe:
ResponderEliminarO feiticeiro de Terramar, de Úrsula K. le Guin (O livro onde o Harry Potter foi roubado, mas em versão muito boa; da mesma autora tema série do "planeta dos Dragões" que é simplesmente espectacular)
"A História do Futuro" de Robert Aaron Heinlein.
"A estação de serviço" de Clifford d Simak
Todos estes livros podem ser adquiridos facilmente na Internet, com a vantagem de custarem, se não me engano, 3€ cada (São da colecção Argonauta)
Com votos de um excelente 2015, com muita saúde e mais sucesso.
Alberto
Boa tarde Caro Alberto!!
EliminarÉ sempre com muito carinho que leio os seus comentários! Muito obrigada por dedicar a sua atenção ao blogue!!!
Andei a ver os livros que indicou e fiquei muito curiosa com a autora Ursula K. Le Guin, e já encontrei um site onde posso comprar o livro usado, super barato, tal como referiu!!Custa 3,00€! :D
A série "O planeta dos dragões" a que se refere, são estes três que encontrei na Wook? http://www.wook.pt/product/facets?palavras=planeta+dos+drag%C3%B5es
mas infelizmente os outros dois livros que indicou não encontrei! Snif :(
De qualquer forma não vou desistir!
Até breve!
Beijinhos!