domingo, 9 de março de 2014

OPINIÃO! - "Estrada da Noite", de Kristin Hannah

Autora: Kristin Hannah 
Círculo de Leitores
Género: Drama e suspense
Preço Círculo: 19,03€

Entrevista exclusiva Círculo de Leitores: aqui.


Sinopse:
"A adolescência, a pressão social, as dúvidas de uma mãe.
Mãe de dois adolescentes, Jude sabe que não pode proteger os filhos do mundo. Mia cresceu insegura, reservada, Zach, o seu irmão gémeo, é um dos rapazes mais populares da escola. Quando Mia tem finalmente uma amiga, Lexi, Jude acolhe-a na sua casa, feliz com a conquista da filha. Mas cedo também Zach se deixa encantar por Lexi criando-se um perigoso e secreto laço entre os três. Lexi cresceu com uma mãe toxicodependente e sobreviveu a várias casas de acolhimento – o que a traz àquela cidade? Jude hesita: deve interferir? Deve esperar? Deve deixá-los fazerem as suas próprias descobertas? Cedo a cumplicidade se transforma em tragédia e cada um deles terá de viver, para sempre, com as consequências dos seus atos."

Crítica da Imprensa:
«… as agonizantes escolhas que os pais têm de fazer para que os seus filhos crescem felizes, independentes e adultos equilibrados
Library Journal

«… densa história de amizade, pressão social, amor e perdão
Publishers Weekly

Opinião:
Mãe de gémeos, Jude conheceu o que o amor podia trazer de melhor, mas também lhe trouxe muitas preocupações, que ela pensava poder gerir da melhor forma.

Dotada de uma vontade de protecção para com os seus filhos, Jude abraça a tarefa de proporcionar aos filhos, a melhor educação. Assim, preocupações como o ensino secundário, a escolha da melhor universidade, as saídas com os amigos e as festas, transformaram Jude numa mãe sempre atenta a tudo o que pudesse acontecer, demasiado preocupada e ansiosa. 
Com o objectivo de estabelecer uma relação de amizade com os filhos em que pudesse saber sempre a verdade da parte deles, acabou por repensar nessa opção, já que por vezes achou que seria preferível enfiar a cabeça na areia, como uma avestruz e ouvir uma mentira!

Lexi foi uma "lufada de ar fresco" para a família Farraday. A sua amizade com Mia revelou-se uma grande ajuda para aquela menina tímida e sem amigos. Apesar das reticências de Jude, Lexi demonstrou que tinha muito amor para partilhar, sempre disponível para ouvir e ajudar a sua melhor amiga. Todos sabiam que ela tinha um bom coração e contentava-se com o amor que recebia da família Farraday.

No momento em que Zach decide oficializar a sua relação com Lexi e o verdadeiro amor que sentia por ela, Jude pensou que estava tudo perdido. Tinha a certeza que após um eventual rompimento com Zach, a melhor amiga da sua filha Mia ia abandonar uma grande amizade, sendo que no final Mia não conseguiria recuperar de tamanha decepção.

Mas assim não foi...foi pior do que os receios de Jude. É que a amizade dos três adolescentes não lhes permitia a separação iminente, pois os gémeos tinham entrada garantia na Universidade da Califórnia do Sul, enquanto que Lexi ficaria em Seatle.

A autora não ficou por aqui...pois... após a decisão dos adolescentes em relação ao lugar onde iam continuar os estudos, estes foram para uma festa, onde beberam álcool em excesso e na altura de voltar para casa foram tomadas muitas decisões erradas...baseadas no medo de castigos... ou talvez devido ao álcool...ou até mesmo pela idade...

Não quero estender muito mais a minha opinião, para não quebrar o "feitiço" quando estiverem a ler!!!

O drama que esta obra carrega é um consolo para a alma, uma história bem escrita, cheia de ternura que a autora impõe nas suas palavras.

Fiquei fã de Kristin Hannah!

Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário