sexta-feira, 6 de setembro de 2013

OPINIÃO! «A Casa dos Sete Pecados», Mari Pau Domínguez


Autora: Mari Pau Dominguez
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 320
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722344135
Coleção: Grandes Narrativas
Preço: 16,90€

*imagem e sinopse retiradas do site da wook.

Sinopse:
"Madrid, 1568. A morte de Isabel de Valois leva o rei Felipe II a aceitar desposar a sobrinha, Ana de Áustria, com o objectivo de garantir ao reino um filho varão. Porém, sinceramente abalado pela morte da rainha, Felipe não encontra consolo nos braços da nova esposa mas sim nos da jovem aia das suas filhas, Elena Méndez. Na sua condição de soberano da monarquia mais poderosa do seu tempo, Felipe sabe que qualquer passo em falso pode ter consequências imprevisíveis, mas, dividido entre o desejo e a culpa, toma uma decisão que acabará por se revelar trágica e por mudar para sempre todos os envolvidos…"

Opinião:
A Casa dos Sete Pecados é um romance histórico que consegue seduzir o leitor com tantas intrigas e inveja que existiam na corte de Felipe II

A autora consegue descrever, de uma forma especial, o reinado de Felipe II o qual tinha uma postura algo rígida já que assim era e a palavra de um rei era uma ordem, no entanto esta personagem não deixa de ser cativante. Porque mesmo com os pecados que nunca abandonam o rei e corroem a sua alma...o leitor não é levado a odiar este rei supersticioso.

Trata-se de uma obra repleta de reviravoltas, construída por personagens agitadas e cuja existência baseia-se em mentiras e ganância.

A celebração do casamento de Ana de Áustria e o seu tio Felipe II foi um pouco macabro, mas nada que não estivesse à espera depois da morte da anterior rainha.

A personagem que me sensibilizou foi de facto a rainha Ana de Áustria, não só pela piedade que provoca ao leitor, como pela bagagem que adquiriu com o seu casamento desde fantasmas, desprezo, solidão e mais tarde conheceu o sabor e a tentação que a casa das sete chaminés podiam proporcionar.

O rigor a que José Saramago se reporta é realmente de realçar, pois trata-se de um romance histórico muito bem construído.

A Casa dos Sete Pecados conduz o leitor numa leitura muito agradável.

Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário