quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

OPINIÃO! «Charlatães», de Robin Cook

Charlatães
Autor: Robin Cook 
ISBN: 9789722535403
Edição ou reimpressão: 07-2018
Editor: Bertrand 

Sinopse:
"Célebre pelos seus avanços na medicina, o hospital universitário de Boston tem diversas «salas de operações híbridas do futuro». Os tratamentos são mais bem-sucedidos e os riscos muito reduzidos. É por isso um choque quando um erro de anestesia durante uma operação de rotina resulta na morte do paciente. O Dr. Noah suspeita de William Mason, um cirurgião de renome internacional, narcisista e snobe. Mas Mason põe todas as culpas na anestesista Ava London.

Quando começam a surgir mais mortes associadas a erros nas anestesias, Noah é obrigado a investigar todo o seu pessoal médico, incluindo Ava, que pode muito bem não ser quem parecia ser. Mas, sobretudo, é preciso descobrir o culpado antes que mais mortes sucedam."

Críticas de Imprensa:
«Agarra-nos... aterrador
New York Times

«Patologistas forenses e médicos que se transformam em detetives para lutar contra epidemias, doenças fatais e mortes ligadas a medicamentos, cujas causa estão longe de ser naturais... o leitor vai ficar completamente agarrado
Daily Mail

«Oferece aos leitores uma dissecação inteligente de questões contemporâneas que nos afetam a todos
USA Today

«Robin Cook inventou literalmente o thriller médico nos anos 70 com Coma
Guardian


Opinião:
Desta vez Robin Cook acompanha as novas tecnologias e as novas tendências, designadamente as redes sociais, pois hoje em dia fazem parte da vida das pessoas. Ora, também os médicos aderiram às redes sociais, alguns para uso pessoal e até profissional. 
Porém, a tecnologia e as redes sociais, transformaram-se num meio fácil para obter e furtar habilitações académicas, dando-se o caso de "charlatães", criando a dúvida se os diplomas que se encontram nos consultórios de todos os médicos, são efectivamente verdadeiros...

Charlatães relata a verdadeira azáfama na vida de vários médicos, com a personagem principal "Dr. Noah" um cirurgião aplicado e dedicado à sua profissão que, após a morte de um paciente, conhece e fica íntimo de uma anestesiologista "Drª Ava Landon". 
Cabe a Noah, na qualidade de supervisor interno dirigir o Serviço de Cirurgia do Boston Memorial Hospital, e ainda apurar e investigar as complicações que surgiram na cirurgia do primeiro paciente que morreu chamado "Bruce Vicente", e apresentar o resultado das suas investigações na conferência M&M "conferência cirúrgica bimestral sobre morbidade e mortalidade.

Em resultado disso, a sua aproximação com Ava é inevitável, acabando por se apaixonar por ela, mas ao mesmo tempo, Noah é assaltado por dúvidas sobre a inocência da anestesiologista, ao ponto de colocar em causa as habilitações de Ava.


Robin Cook aborda vários temas interessantes, não só as habilitações falsas, como também o uso do Facebook e outras redes sociais semelhantes, nomeadamente quando as pessoas criam perfis falsos, fazendo uso deles para obter aprovação social, sem quaisquer consequências aparentes, num comportamento aterradoramente narcisista.

«Os psicólogos consideram as redes sociais o recreio virtual de uma cultura que se mostra cada vez mais narcisista.»


«Charlatães» é um thriller médico que me deixou imersa na sua leitura.  
É um livro actual e magnífico! 


Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário