quarta-feira, 15 de agosto de 2018

OPINIÃO! «Pecados Santos», de Nuno Nepomuceno

Autor: Nuno Nepomuceno 
ISBN:9789898886101
Edição: 01-2018
Editor: Cultura Editora
Encadernação: Capa mole 
Páginas: 448
Classificação Temática: Literatura > Policial e Thriller

Sinopse:
"Nas comunidades judaicas de Londres e Lisboa, ocorre uma série de homicídios, todos eles recriando episódios bíblicos. Atos bárbaros de antissemitismo ou de pura vingança? Um rabino é encontrado morto numa das mais famosas sinagogas de Londres. O corpo, disposto como num quadro renascentista, representa o sacrifício do filho de Abraão, patriarca do povo judeu. O caso parece ficar encerrado quando um jovem professor universitário a lecionar numa das faculdades da cidade é acusado do homicídio. Descendente de portugueses, existem provas irrefutáveis contra si e nada poderá salvá-lo da vida na prisão.

Mas é então que ocorrem outros crimes, recriando episódios bíblicos em circunstâncias cada vez mais macabras. E as dúvidas instalam-se. Estarão ou não estes acontecimentos relacionados? Poderá o docente vir a ser injustamente condenado? Porque insistirá a sua família em pedir ajuda a um antigo professor, ele próprio ainda em conflito com os seus próprios pecados? As autoridades contratam uma jovem profiler criminal para as ajudar a descobrir a verdade. Mas conseguirá esta mente brilhante ultrapassar o facto de também ela ter sido uma vítima no passado? Abordando temas fraturantes da sociedade contemporânea como o antissemitismo e o conflito israelo-árabe, e inspirando-se nos Dez Mandamentos e noutros episódios marcantes do Antigo Testamento, Pecados Santos guia-nos através das ruas históricas de Londres, Lisboa e Jerusalém, numa viagem intimista e chocante sobre o que de mais negro e vil tem a condição humana."

Opinião:

Nuno Nepomuceno demonstra mais uma vez que é um excelente escritor!!! Gosto imenso da sua forma de escrever, e já tinha ficado fã do autor quando li a trilogia Freelancer.

O autor começa por descrever dois cenários de crimes horríveis. Mas foi com a morte do rabino Samuel que conduziu a um suspeito, Jonathan.

E é precisamente por causa de Jonathan, que a mãe deste recorre ao professor Catalão, por forma a ajudá-la a ilibar o filho das acusações.
O professor Afonso Catalão tem um passado amargo em relação a esta mulher por quem em tempos se apaixonou e que mais tarde vem a conhecer os seus dois filhos gémeos. Porém, vê-se obrigado a sair da Universidade por causa de acusações severas em relação à sua estudante que surge grávida. Acusado de imediato por todos à sua volta, não viu a verdade que se encontrava à sua frente o tempo todo.

Porém, quando se desloca a Londres para investigar o caso, juntamente com a sua namorada e jornalista Diana, descobre muito mais do que o verdadeiro culpado...

Um livro cheio de acção, com grande enfoque na história e simbologia da religião judaica, cujo enredo está muito bem elaborado e por isso prendeu-me desde o início. O final foi espantoso!!!

Mais uma vez, o autor está de parabéns!!

Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário