sexta-feira, 11 de agosto de 2017

OPINIÃO! «És O Meu Destino», de Lesley Pearse

És o Meu Destino
Autora: Lesley Pearse;  
Edição: Edições Asa,~
Novembro de 2014  ‧  
Isbn: 9789892328782

Sinopse:
"1938. A Nova Zelândia é um país belo e tranquilo. Um paraíso de onde Mariette, filha de Belle e de Étienne, só pensa em fugir. Cansada da tacanhez da pequena cidade onde vive, ela está disposta a embarcar para a Europa mesmo sabendo que essa viagem poderá ser-lhe fatal. O mundo prepara-se para a guerra, mas, para a irreverente Mariette, ficar é uma alternativa bem pior.
Chegada a Londres, a jovem depressa se deixa encantar pelas suas tentações e esquece o breve vislumbre que teve do amor. Londres é tudo aquilo com que sempre sonhou. Mas a noite do seu vigésimo-primeiro aniversário vai mudar tudo. Os violentos bombardeamentos nazis transformam a cidade mais vibrante da Europa num pesadelo de terror, devastação e morte. Pela primeira vez, ela sente o peso esmagador da solidão. É dos escombros da guerra, porém, que emergirá uma nova Mariette. A adolescente egoísta dá lugar a uma mulher forte, madura e abnegada que está disposta a tudo - até a morrer - para ajudar os mais desprotegidos. E é no seu momento mais vulnerável que o amor lhe bate à porta. Um amor tão inquieto e desesperado quanto o mundo que a rodeia."


Opinião:

O carinho que tenho por esta autora é enorme, só lamento não ter lido os dois primeiros livros desta trilogia, no entanto foi fácil fazer o encaixe das personagens e foi uma leitura muito agradável.



O que mais me agradou, além do romance evidentemente, foi acompanhar a transição de Mariette, que de uma menina indomável, imprevisível e egoísta transformou-se no espaço de 5 anos, numa mulher corajosa e lutadora. Além disso o seu carácter transparece para o leitor muito facilmente ao longo a história. Acompanhar a vida dolorosa de Mariette é como se fosse também uma lição de vida para o leitor.
Ao mesmo tempo, a história da mãe de Mariette vai surgindo, até porque como filha, vai ter que encarar e passar por um processo de aceitação sobre o verdadeiro passado da mãe.
"Da tragédia nasce a força" é uma frase que consta na capa do livro, tão certa!!! pois este romance demonstra muito bem o poder de superar as adversidades impostas por uma guerra, desde a perda dos bens materiais, casas, comida e a terrível perda dos entes queridos, entre tantas outras dificuldades...



Como contadora de histórias de amor, a maior autenticidade que Lesley Pearse pode ter é a simplicidade das suas palavras, que não deixam o leitor indiferente.

Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário