terça-feira, 15 de novembro de 2016

OPINIÃO! «O Imenso Adeus», de Raymond Chandler

O Imenso Adeus
Autor: Raymond Chandler 
ISBN: 978-972-38-2955-6
Edição ou reimpressão: 09-2016
Editor: Livros do Brasil
Encadernação: Capa mole 
Páginas: 416
Coleção: Vampiro

SINOPSE:
"Terry Lennox parece estar finalmente a deixar para trás os dias de torpor alcoólico, quando a sua mulher milionária aparece morta. Obrigado a abandonar Los Angeles a toda a pressa, recorre àquele que sabe ser o seu único amigo: Philip Marlowe, detetive privado. Marlowe está decidido a ajudar um amigo em apuros, mas logo lhe chegam notícias de que Lennox se suicidara no México e tudo se torna ainda mais negro. Marlowe vê-se arrastado para um ambiente sórdido de ricos adúlteros e alcoólicos, que desfilam aos tombos pelo elegante e soalheiro Idle Valley de LA. Está convencido de que Lennox não matou a mulher, mas com quantos mais cadáveres terá de se deparar antes de descobrir a verdade? Publicado originalmente em 1953, O Imenso Adeus é considerado pela crítica o mais ambicioso romance de Raymond Chandler e aquele que mais inequivocamente dá provas de que o seu talento literário se estendia muito além da simples construção de um mistério policial. Um clássico obrigatório."


Opinião:
O Imenso Adeus é um livro policial com um estilo verdadeiramente americano!
Temos um detective esperto, astuto, fiel ao seu amigo e capaz de sobreviver ao maior aperto que lhe possa acontecer, quer seja viver com pouco dinheiro ou ir parar à cadeia por causa de um cliente/amigo.
Marlowe, ao longo do trama policial vai desenvolvendo considerações que são maravilhosas, por isso achei que O Imenso Adeus é daquele género de literatura que dá vontade de saborear e que arrasta o leitor numa escrita elegante.

Quanto ao conteúdo e no seguimento da minha observação, estilo verdadeiramente americano, bem, temos tudo! Desde o detective que me cativou logo no início, temos personagens ricas e presunçosas, uma loira espampanante e dolorosamente bonita para Marlowe (e não só), já que esta loira consegue atrair o género masculino para agirem consoante os interesses dela, por isso esta personagem, Mra Wade é muito mais do que uma loira e é uma peça muito importante no desfecho do caso inicial que Marlowe se viu envolvido.
Temos segredos, amores e traições! Oh, ai de mim se não houvesse tudo isto!

A verdade é que gostei imenso da leitura, não só porque adoro o género, mas também porque sou uma apaixonada por livros mais antigos, apesar de hoje em dia haver muita qualidade na literatura que é publicada. No entanto, quando tenho oportunidade de ser embalada por um clássico...não resisto, porque é impossível não me deixar render a escritores que deixam palavras que nos tocam a alma, aquecem o nosso espírito e a liberdade de sonhar.

Boas leituras!

1 comentário:

  1. Viva,

    Ai que saudades destes livros antigos, acho que eram diferentes e com mais qualidade pois os escritores tinham que utilizar muito mais a criatividade do que hoje que tem as tecnologias ao dispor :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar