terça-feira, 14 de junho de 2016

OPINIÃO! «A Bruxa no Porão», de Renato Gomes

A Bruxa No Porão
Autor: Renato Gomes
Data de publicação: Dezembro de 2015
Número de páginas: 234
ISBN: 978-989-51-5175-2
Colecção: Viagens na Ficção
Género: Ficção

Sinopse:
"O município de Lucivânia passa a ser palco de terríveis e anormais acontecimentos. Assassinatos brutais, desaparecimentos de crianças e vestígios de rituais de magia negra são alguns dos fenômenos que ocorrem. As autoridades locais passam a recomendar atenção total para as crianças, reforço nas trancas de portas e janelas e, principalmente, que ninguém caminhe pelas ruas do município à noite. Diante dos terríveis acontecimentos, os moradores de Lucivânia passam a supor que existe uma bruxa à solta pelas ruas do município.
Bernardo, um professor de história que mora sozinho com Ingrid, sua filha, passa a notar estranhos acontecimentos em sua fazenda, que fica no mesmo município, em uma região mais afastada. Em uma atmosfera totalmente claustrofóbica e sombria, Bernardo, junto de seu amigo Henrique, passa a seguir as pistas disponíveis, e acaba descobrindo que sua filha está prestes a ser sequestrada pela suposta bruxa. Todo o cuidado passa a ser pouco. O perigo está ali, à espreita, esperando a melhor hora para atacar. Desesperado, ele enfrenta uma perigosa busca de informações, para descobrir o que está acontecendo no município e, principalmente, proteger sua tão amada filha."


Opinião:
A Bruxa no Porão é uma história diferente daquelas a que estou habituada, mas foi uma "estreia", porque recordou-me um outro livro que li há alguns anos "uma porta para o além", de um autor brasileiro.

Na minha opinião, não se trata de um livro de terror ou assustador, porque aborda o terror e o medo, mas num outro sentido...

A história começa por contar a vida de Bernardo, como conheceu a mãe da sua filha Ingrid, o amor inicial que sentiu e que os uniu apesar da vergonha e timidez de Bernardo. No entanto, como não se trata de um romance a história de amor aproxima-se um pouco mais da realidade, já que os pais de Ingrid desentendem-se e acabam por se separar.
Ingrid é uma menina apaixonada pela natureza, tal como o pai. Ambos vivem sozinhos numa fazenda no Município de Lucivânia, a qual após alguns acontecimentos aterrorizadores deixa de ser um local seguro para educar uma filha.

A segurança da sua amada filha, deixa Bernardo apreensivo e instiga-o a averiguar as causas e quem poderá estar por detrás do desaparecimento das crianças do município de Lucivânia.
Com base nisso mesmo, A Bruxa no Porão simboliza o medo e a força de quem ama e explora o espírito de sacrifício.

Achei um livro relativamente simples, diferente mas agradável. Esperava outro género de leitura, mas acabei por gostar da história de Bernardo e Ingrid.

Boas Leituras!

2 comentários:

  1. Olá Joana,
    Tudo o que envolve terror acabo por me afastar um pouco. Não gosto de livros nem filmes deste género.
    Mas é sempre bom conhecer novas histórias e novos autores.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Oie,

    Hummm acho que este vou passar :D

    Jokas

    ResponderEliminar