domingo, 17 de abril de 2016

OPINIÃO! «O Passo do Rei», de Miguel Quintas Martins

Autor: Miguel Quintas Martins
ESFERA CONTEMPORÂNEA / 75
Páginas: 284 
ISBN: 978-989-680-164-9
Data de Publicação: Fevereiro de 2016
PVP: 17,90 euros
Esfera do Caos

Sinopse:
"Uma aldeia misteriosa. Uma cidade indefesa. Um país à beira da destruição.

Uma morte desencadeia indícios de crime organizado. Será o “Observador” capaz de resolver um caso que remonta aos princípios do século XV? O que têm em comum Cata­rina de Médici, Nostradamus e um candidato a Primeiro-ministro de Portugal? Qual a relação entre um grande amor e a preservação da soberania nacional? O que une a expansão marítima ao flagelo de uma crise económica?

Victor Morais, o “Observador”, trabalhou como interrogador para as mais prestigiadas agências secretas governamentais. Hoje dedica-se aos casos de investigação que ninguém consegue resolver. Perspicaz e certeiro, agindo sempre com um estilo discreto e tran­quilo, aceita missões que o levam a confrontar-se com problemas complexos, intrincados e vitais."

O Passo do Rei lê-se de enfiada e, se porventura a lei­tura é interrompida, fica-se ansioso pela sua continuação. Entre o thriller e o romance policial, possui os ingredientes indispensáveis para colher o interesse do público: dinâmica na acção, tessitura da trama recheada de surpresas e de sobressaltos, a pitada quantum satis do amor romântico, o final feliz em que o Bem vence o Mal…” José Marques Vidal

SOBRE O AUTOR:
Miguel Quintas Martins. Considera que todos somos o somatório das nossas experiências. No seu caso, ter sido Director do Colégio Taguspark e ser, ainda hoje, coreógrafo de dança, e vencedor de inúmeros campeonatos de dança, são vivências que poderão ajudar a explicar o cariz peculiar do que escreve: intriga, suspense, mistério… A sua licenciatura e os anos que passou a ensinar foram meros instrumentos para projectar um sonho e uma vontade que nasce­ram com ele.

Opinião:
"O Passo do Rei" é um livro actual, um alerta para o estado político e social em que o nosso país se encontra. Neste livro prevalece a preocupação com questões de grande dimensão, mas também sobre "pequenas" coisas, como por exemplo a convivência, que aos poucos vai desaparecendo com o alarmante "apego" às redes virtuais.

Ao longo do enredo vertiginoso, o autor vai falando de política, sociedade, educação, desemprego, etc.  
Apreciei a sensibilidade do autor quando descreve a problemática (aliás, várias problemáticas) da sociedade nos dias de hoje!!

O autor alia o romance à história, combinação perfeita para uma boa leitura. Claro que adorei a personagem principal, "O Observador", honesto e perspicaz, porém neste último trabalho que decide aceitar depara-se com a necessidade de revelar a sua identidade a três homens que recorrem aos seus serviços. Uma decisão que mais tarde é usada contra ele e que o leva a fugir às autoridades policiais no seguimento de acusações de homicídio, como também se depara com a ameaça à vida da sua tão amada, Jaqueline.
Assim começa o desenrolar de uma leitura agradável e frenética, "O Observador" terá que decifrar a história por detrás de um diamante "Monarca" ao mesmo tempo que é perseguido. 

À medida que avançava na leitura e acompanhava as considerações e descobertas do "Observador", pude desfrutar de uma leitura muito agradável, não só uma "caça ao tesouro", mas também algo mais...o iminente caos nacional... 

Sem dúvida, um autor que terei todo o gosto em acompanhar as suas obras.

Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário