sexta-feira, 21 de agosto de 2015

OPINIÃO! «História de Lisboa», de Dejanirah Couto

Autor: Dejanirah Couto
Edição/reimpressão: 2003
Páginas: 392
Editor: Gótica
ISBN: 9789727920464

Sinopse:
"Os azulejos que cobrem as paredes de Lisboa contam a história de uma cidade feliz. Este livro convida-nos a descobrir uma Lisboa mais secreta, onde a memória e o imaginário se sobrepõem.
Já na antiguidade os Fenícios foram seduzidos pela sua "enseada amena". Atraídos pela prosperidade, os cruzados ajudam D. Afonso Henriques a conquista-la, acabando com o domínio dos Mouros, senhores da cidade durante quatro séculos. Audaciosos e pragmáticos, os Lisboetas lançam-se então no comércio marítimo, fazendo da sua cidade a rainha dos mares. Na época das Descobertas, D. Manuel I, o Venturoso manda edificar monumentos magníficos nas margens do Tejo, enquanto as caravelas descarregam produtos exóticos para abastecer uma Europa que já não pode viver sem eles.
Mas esta cidade de ouro esconde uma zona de sombra. As fogueiras da Inquisição começam a acender-se, e em breve Filipe II de Espanha vem instalar-se na "oitava maravilha de Castela". Recuperada a independência, Lisboa é destruída em 1755 por um gigantesco tremor de terra. O marquês de Pombal sonha fazer dela uma idade das Luzes, mas o sofrimento de Lisboa não acabara ainda. As tropas napoleónicas ocupam-na, enquanto a família real se refugia no Brasil. Novamente livres, os Lisboetas assistem ao regicídio, em 1908, e a uma efémera república que a ditadura de quase cinquenta anos vem substituir. Refugiada no passado, na mitologia do fado e dos touros, só na década de 1970 Lisboa reencontrará o seu lugar de capital europeia."


Agradecimento:
Este livro foi-me emprestado por uma grande mulher, uma autêntica guerreira e por quem tenho grande afecto e consideração, é ela Ana de Madureira! Uma pessoa que tive o privilégio de conhecer e com ela aprendi o verdadeiro significado de amar a vida e vivê-la sem reservas!!

Por isso aproveito para deixar aqui um agradecimento não só pelo livro que me emprestou por saber o quanto gosto de Lisboa, tal como a Ana, como também pela sua companhia e carinho.

Um grande beijinho!

Opinião:
Lisboa, ao longo dos anos sofreu mutações devido às ocupações que ia sofrendo.
Fruto apetecível pelos "reconsquistadores", que salivavam por ocupar uma terra marcada por uma reputação de opulência e características invulgares, a cada passo Lisboa dava mostras do seu dinamismo e recompunha-se depois de cada ocupação que sofria.

Todas estas invasões foram deixando a sua marca. Nesta obra conhecemos e praticamente "vivemos" as invasões de uma forma muito imaginativa!!
Ler História de Lisboa é uma autêntica viagem, passamos pelos vários reinados, conhecemos a história por detrás de cada local, cada praça, rua, edifício, casa senhorial...até ao sismo devastador de 1755! E recomeçamos a viagem à medida que outros locais ganham história e a recuperação de Lisboa é conseguida, porém muitos locais tão belos foram perdidos.

Esta obra aborda a peste que ceifou a vida a muitos habitantes, como também a desconfiança característica da população.
Acompanhamos ainda o desespero dos judeus que foram obrigados a converter-se em cristãos e mais tarde são vítimas de uma população cruel e assassina.
A época dos descobrimentos e o tempo dos escravos também está presente na obra. As obras de Marquês de Pombal ocuparam a minha especial atenção. Tal como a chegada de Salazar, que de mansinho tomou posse de Portugal, ditando as regras que o país inteiro deveria cumprir.

Para aguçar um pouco a curiosidade e para vos mostrar que a obra não é monótona, muito pelo contrário, deixo aqui um excerto:

"Corroída pelo álcool,[Maria Severa Onofriana] acaba por morrer aos vinte e seis anos devido a uma indigestão provocada por uma patuscada de pombos recheados. Desde então, o fado encarnará «a tristeza, a paixão, a dor e o pecado», e, em homenagem a essa filha das ruas, as fadistas passam a usar sobre os ombros um xaile preto franjado."
"A razão por que o fado depressa deixou os bairros populares e chegou aos salões resulta da sua capacidade de materializar o fatalismo, indissociável da mentalidade lisboeta."

A História de Lisboa é um livro agradavelmente envolvente, que nos conta a história de uma cidade que se recompôs das suas feridas e é hoje tão viva e cheia de cultura. 

De página em página, vamos conhecendo os cantos à casa e acompanhando o progresso desta cidade, redescobrindo uma Lisboa que tem tanto de bela como de misteriosa!!

História de Lisboa é uma obra que faz justiça à bela cidade que é Lisboa.

É um livro de história, mas li como se fosse um romance!!!

Boas Leituras!

2 comentários:

  1. Olá joana,
    Não conhecia o livro. Parece muito interessante, principalmente para quem gosta da cidade de Lisboa.
    Gostei da tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isaura!!!

      Foi mesmo muito interessante, mas é pena que o livro esteja esgotado na wook. :( Gostava de comprar um para mim!!!

      Beijinhos e boas leituras!!!

      Eliminar