domingo, 2 de agosto de 2015

OPINIÃO! «Doces Recordações», de Ellen Greene

Doces Recordações
Autora: Ellen Greene
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 216
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789898228253

Sinopse:
"Durante vinte anos, Ellen Greene foi tomando nota de tudo o que de mais carinhoso, divertido e comovente o seu marido, Marsh, dizia e fazia. Registava esses momentos felizes em segredo e, depois, partilhava-os com ele em cada São Valentim. Nessas ocasiões, ofereciam-lhe um postal com excertos retirados da sua lista de «Doces Recordações». 
Tendo-se casado e divorciado quando era muito jovem, Ellen criou sozinha os seus dois filhos. Depois de mais uma relação fracassada aos trinta e poucos anos, jurou que não voltaria a relacionar-se com quem não lhe desse o devido valor. E foi então que conheceu Marsh Greene, o homem que lhe devolveu a felicidade. 
Nesta sentida homenagem a um homem e a um casamento feliz, Greene intercala excertos de «Doces Recoradções» com lembranças dos anos que viveu com Marsh. 
Escrito com ternura e sinceridade, Doces Recoradções transmite a gentileza, o sentimento de partilha, o humor, o afecto e o profundo amor que caracterizavam o casal Greene e leva-nos a valorizar o que há de bom na vida, mesmo nas mais pequenas coisas."

Críticas de imprensa:
«Este livro recorda-nos que as pequenas coisas da vida são as mais preciosas. Um tributo sentido ao que é realmente importante.»
Publishers Weekly

«Numa escrita marcada pela ternura, Greene conta a história e as alegrias do seu casamento
Library Journal 

«Parece uma simples história de amor, mas é muito mais do que isso. Este livro encerra algumas verdades sobre os aspectos que contribuem para um casamento feliz
The Sunday Mail 

«Uma bela meditação sobre o amor e a vida e uma demonstração do poder da gratidão… Uma óptima surpresa
The Charm School 

Opinião:
Ler este livro foi uma aprendizagem, sem dúvida nenhuma. 
Doces Recordações realça a verdadeira essência da vida e do companheirismo, já que se trata de uma história real corajosamente contada por Ellen Greene, de uma forma natural e verdadeira.
Assumir os nossos medos, erros e defeitos não é uma tarefa fácil e que se complica muito mais quando se escreve sobre uma história real, mas julgo que para Ellen Greene poderá ter sido ainda mais complicado retratar o seu falecido companheiro Marsh e os momentos que passaram juntos. Ao mesmo tempo, segundo a autora, foi também uma espécie de terapia para enfrentar a solidão e a nova posição de viúva.

Sempre que lia a lista das Doces Recordações, admirava a ideia de recordar, relembrar e acima de tudo apontar o que de bom pode existir numa relação e a felicidade que outra pessoa nos pode proporcionar.
Muitas vezes penso, qual o intuito ou melhor dizendo, qual a vantagem em duas pessoas discutirem durante duas horas (ou mais) sobre algo que desagradou a uma delas?? Provavelmente poderá ser mais saudável para a relação optarem por ver as "doces recordações" e talvez até possam surpreender-se com o resultado.

Nesta pequena obra conhecemos a verdadeira história de amor de Ellen e Marsh. Todas as dúvidas, incertezas e sofrimento até ficarem juntos, o companheirismo ao longo dos anos, o apoio e desassossego que cada um enfrentou.

Real e maravilhoso, é um livro que descreve o que há de bom numa relação: as pequenas coisas, pormenores, singularidades...

Doces Recordações é um tributo ao amor que conquista os nossos corações!

Boas Leituras!

3 comentários:

  1. Olá Joana,
    Adoro a capa deste livro! Combina com o tempo actual!
    Normalmente não leio muito este tipo de livros, mas gostei desta história.
    Parece muito bonita!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura!!

      Também gosto muito da capa!! E foi a capa que me conquistou e acabei por adicionar o livro à encomenda. (o preço também ajudou, custa apenas 4,90€) eheh

      A história é linda!! Fiquei rendida às palavras da autora que com simplicidade nos oferece uma lição de vida!

      Beijinhos e boas leituras!! :D :D

      Eliminar
    2. Livros bons e baratos! O que é que podemos pedir mais, não é?! ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar