segunda-feira, 27 de abril de 2015

OPINIÃO! «A Vida Amorosa de Nathaniel P.», de Adelle Waldman

Autor: Adelle Waldman
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 288
Editor: Editorial Teorema
ISBN: 9789724749976

Sinopse:
"Nathaniel (Nate) Piven é uma estrela em ascensão. O seu primeiro livro vai ser publicado por uma editora importante, a sua reputação como crítico literário é irrepreensível, as mulheres adoram-no. Vive em Brooklyn há alguns anos, mas em termos sociais é como se tivesse acabado de chegar. Com estrondo.
Nate deveria, pensamos, estar feliz.
Mas ele é demasiado obsessivo para se limitar a apreciar a vida.
Uma noite, ao sair de casa, Nate é (mais uma vez) vítima desse campo minado de ex-amantes que é Nova Iorque.
Entre acusações e tentativas de fuga, Nate prevê (correctamente) que "a noite acabará como tantas outras, em lágrimas". Mas é nessa ocasião que conhece Hannah Leary.
Como ele, Hannah vai ter a sua obra publicada por uma editora de renome. Nate fica fascinado. Ela é atraente, culta e sofisticada. Melhor do que todas as outras. Uma mulher, acredita, à sua altura. Hannah é já o objecto do seu desejo. Será também aquilo que ele realmente quer?"


Críticas de imprensa:
«Um romance de estreia que se tornou “uma sensação editorial e um marco cultural de uma geração.”»
New York Observer


Opinião:
Apesar das críticas serem boas... não gostei da obra...

Achei a personagem principal demasiado "complexado". Acredito que o objectivo final seria a derradeira "transparência da mente humana", uma vez que não é fácil compreender as necessidades dos homens e das mulheres e como as diferenças são tantas, a meu ver, chegam a ser semelhantes pela complicação e na forma como agem.

A derrota e a vitória podem alterar a mesma pessoa, que se assume perante as outras de uma forma diferente, consoante o estado de espírito. Tudo isto desperta o meu interesse, quanto a isso não posso mentir, mas julgo que a abordagem (em toda a obra) e o enredo não me cativaram minimamente.
Daí a minha crítica ser negativa. 

Contudo, certamente haverá quem goste do género!!!

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário