terça-feira, 15 de julho de 2014

OPINIÃO! - «Bisturi» de Paul Carson

Autor: Paul Carson
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 412
Editor: Edições Gailivro
ISBN: 9789895575596
Coleção: 1001 Mundos

Sinopse: 
"Uma jovem assistente de laboratório é encontrada brutalmente assassinada na sua bancada e a única pista é um bisturi manchado de sangue. A investigação da polícia conduzida pela Detective Sargento Kate Hamilton, é dificultada por um muro de silêncio do pessoal do hospital, que tenta desesperadamente proteger a sua reputação. A Detective Sargento Hamilton suspeita que o assassino está entre eles. Mal sabe ela, ao apertar o cerco ao assassino, que o caçador se converteu na presa."

Opinião:
Desta vez vou começar pelo preço, porque este livro de 412 páginas custa apenas 3,50€! Não é uma maravilha??? Isto faz-me sonhar com um mundo diferente...um mundo em que os livros seriam relativamente mais baratos! Porque um livro que custe à volta de 20 euros ou mais, acho que é um exagero...enfim.

Não posso deixar de dizer que em relação ao tipo de letra e peso do livro, a editora Gailivro é uma das minhas editoras de eleição. E claro, apaixonei-me pela capa do livro.

Bisturi é um thriller realmente emocionante, que retrata todos os acontecimentos até chegar à dita "quarta-feira Negra" de 19 de Fevereiro de 1997, considerada pelos média como os "11 dias que abalaram a nação".

Começamos por conhecer Sandra O' Brien cujo parto é talvez o mais importante a realizar-se no Central Maternity Hospital em Dublin, mais não seja por duas razões. Trata-se de uma gravidez que pode correr mal e Big Harry O'Brien prometeu elevar o estatuto do Hospital com o contributo da fama e algumas libras.

É certo que ficamos a conhecer o assassino praticamente desde o início, como também quem é o mentor do rapto do bébé O'Brien, mesmo assim o autor consegue manter-nos vidrados ao longo do desenrolar da história. 
Pessoalmente considero que o rapto de um recém nascido não é fácil de descrever...mas Paul Carson não modera a narrativa e somos conduzidos até ao final da história, através da persistência da Detective Kate Hamilton.

Sida, desigualdade entre homens e mulheres, homossexualidade, valores sociais e famílias monoparentais, são alguns exemplos do que é retratado nesta obra.

Quanto ao lado negativo do livro, apenas tenho a apontar que houve alguns momentos que podiam ter sido um pouco mais rápidos, mas no geral apreciei muito da leitura. Para quem gosta do autor Robin Cook, certamente que vai passar bons momentos a ler Bisturi!

Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário