quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

OPINIÃO! «Lugares Escuros», Gillian Flynn


Autora: Gillian Flynn 
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 416
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722527163

Sinopse:
"Libby tinha sete anos quando a mãe e as duas irmãs foram assassinadas no «Sacrifício a Satanás de Kinnakee, no Kansas». Enquanto a família jazia agonizante, Libby fugiu da pequena casa da quinta onde viviam e mergulhou na neve gelada de janeiro. Perdeu alguns dedos das mãos e dos pés, mas sobreviveu e ficou célebre por testemunhar contra Ben, o irmão de quinze anos, que acusou de ser o assassino. 
Passados vinte cinco anos, Ben encontra-se na prisão e Libby vive com o pouco dinheiro de um fundo criado por pessoas caridosas que há muito se esqueceram dela. 
O Kill Club é uma macabra sociedade secreta obcecada por crimes extraordinários. Quando localizam Libby e lhe tentam sacar os pormenores do crime (provas que esperam vir a libertar Ben), Libby engendra um plano para lucrar com a sua história trágica. Por uma determinada maquia, estabelecerá contacto com os intervenientes daquela noite e contará as suas descobertas ao clube… e talvez venha a admitir que afinal o seu testemunho não era assim tão sólido.
À medida que a busca de Libby a leva de clubes de striptease manhosos no Missouri a vilas turísticas de Oklahoma agora abandonadas, a narrativa vai voltando atrás, à noite de 2 de janeiro de 1985. Os acontecimentos desse dia são recontados através da família de Libby, incluindo Ben, um miúdo solitário cuja raiva contra o pai indolente e pela quinta a cair aos pedaços o leva a uma amizade inquietante com a rapariga acabada de chegar à vila. 
Peça a peça, a verdade inimaginável começa a vir ao de cima, e Libby dá por si no ponto onde começara: a fugir de um assassino.

Críticas de imprensa:
«De pôr os nervos em franja.» 
The New York Times

«Um mistério bombástico e cheio de reviravoltas.» 
Entertainment Weekly

«Um thriller que nos agarra.» 
Cosmopolitan

«Deliciosamente arrepiante.» 
Chicago Reader

« Uma intriga densa e personagens cativantes.» 
Library Journal


Opinião:
Depois de ler Em Parte Incerta, para mim foi claro que as restantes obras da autora iam fazer parte da minha lista de compras!
Como de facto, assim que vi este livrinho não resisti e agarrei-me imediatamente a ele!

O livro começa com as seguintes palavras, que agem como um ímem:
"O clã dos Day podia ter vivido para sempre
Mas Ben Day não regulava bem da mente
De Satanás cobiçava o negro poder
Por isso matou a família com todo o prazer

A pequena Michelle de noite ele estrangulou
A seguir foi Debby que ele esquartejou
A mãe Patty para o fim ele guardou
Com um tiro de caçadeiraa a cabeça ele lhe rebentou

Da chacina a bébé Libby escapou
Mas para o resto da vida com sequelas ficou.
       ----Cantilena entoada no recreio das escolas por volta de 1985."

A autora descreve a história surreal do assassinato da família Day. Com contornos duvidosos desde o início, Ben é colocado na cadeia depois do testemunho da sua irmã mais nova, Libby. Mais tarde é através de aficionados por crimes, que Libby começa a questionar se Ben é o verdadeiro culpado pela morte da sua família.

Ben é um rapaz revoltado com a vida que leva, numa casa com quatro mulheres e com o trabalho na quinta e na escola. Desmotivado com a sua vida e incompreendido pela maioria das pessoas e dos colegas de escola, é referenciado pelos comportamentos de isolamento. Depois de conhecer Diondra, a sua vida muda e é arrastado pela loucura desta rapariga.

Pattty, mãe de quatro filhos, vê-se sozinha com dívidas deixadas pelo egocentrismo do ex-marido Runner. A família é sustentada pela ajuda social, nomeadamente abono de família e muitas vezes a comida chega a faltar.

Na noite de 3 de Janeiro de 1985, Patty, Debby e Michelle são assassinadas de uma forma brutal, com contornos satânicos. Os habitantes não pouparam esforços a estabelecer como único culpado, o filho mais velho de Patty, o incompreendido Ben.

Após vinte e quatro anos, Libby assume a missão de apurar a verdade para diminuir uma culpa que sempre carregou consigo esses anos todos. Com a dúvida a abrir as feridas colocadas meticulosamente no ponto mais fundo da sua consciência e memória, vê-se arrastada para uma descoberta que poderá colocá-la em perigo.

Em Lugares Escuros, Gillian Flynn dá uso a personagens loucas e dramáticas, cujos intentos chegam a ser demasiado insuportáveis, no entanto é precisamente esse nevoeiro de carnificina que agarra o leitor a esta história demasiado pesada e inquieta para não se ler até ao fim.
É incrível, mas por vezes esquecia-me de voltar respirar, depois de suster a respiração! E perguntava-me, como é possível sentir-me inquieta e admirada ao mesmo tempo com esta obra?

Um thriller difícil de esquecer devido à escrita impressionante de Gillian Flynn,.

Não posso deixar de avisar que não aconselho a leitura desta obra a pessoas sensíveis!

Boas Leituras!

3 comentários:

  1. Olá, onde encontro o livro para compra, nas livrarias online não encontrei.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Karen,

      Pode encontrar o livro na Wook, envio o link para ser mais fácil:

      http://www.wook.pt/ficha/lugares-escuros/a/id/15237134

      Boas compras e boas leituras!

      Eliminar