sábado, 27 de abril de 2019

OPINIÃO! "Hotel, os Bastidores", de Inês Brasão

Autora: Inês Brasão 
ISBN: 9789898838933
Edição ou reimpressão: 02-2017
Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Dimensões: 129 x 198 x 9 mm 
Encadernação: Capa mole 
Páginas: 120


Sinopse:
Este livro retrata o quotidiano de um hotel pelo lado menos visível.

Através dos bastidores do serviço percorremos histórias sobre o trabalho, os clientes, os tiques, as peripécias, os medos, o cansaço e o encanto, a exigência, as brincadeiras, as técnicas, o passado e o presente, os turnos, as tarefas e as folgas. 

Neste livro, a escala microscópica da vida de um hotel estará em diálogo com a escala maior, para entender o país a partir desta área de actividade, cada vez mais imponente e presente no quotidiano.


Opinião:
É certo que um hotel pode ser utilizado pelos hóspedes, por diversos motivos,  quer seja turismo e lazer, viagem de trabalho, conferências ou até mesmo encontros amorosos.
Mas parece-me a mim, que sempre que utilizamos os serviços de um hotel, dá a sensação que entramos num mundo demasiado perfeito, onde tudo corre dentro de um ambiente controlado, sem preocupações. Um mundo artificial...mas que apesar disso, é agradável!

Neste livro, Inês Brasão levanta o pano e ultrapassa a barreira cliente-hotel. Este "contraste entre o palco e os bastidores" é feito através da descrição de situações cheias de graça que surgem no dia-a-dia dentro de um hotel. Mas também desvenda a perturbação e realidade laboral de quem trabalha na hotelaria.

Ora, a hotelaria é um mundo no qual prevalece o stress, disso não há dúvidas! Quem trabalha nesse mundo, tem uma carga horária excessiva, para além de que é um trabalho duro e que cria ansiedade... porque não pode existir erro humano!

Numa primeira abordagem, a escritora enumera alguns relatos curiosos de episódios com hóspedes, alguns deles bastante cómicos, outros extravagantes e ainda, alguns que parecem surreais. Mas também descreve como funciona ao nível do "ambiente físico e humano", tais como aspectos que envolvem a gestão, instalações, inovação, marketing, etc.

Depois acaba por abordar o grau de exigência e a resistência dos trabalhadores, que chegam a ser extremos! Alguns dos episódios aqui retratados passam pelo espírito de camaradagem versus ostracização dos colegas. E a dedicação para obter a máxima eficiência contrabalança com a correria e o cansaço, a perda de controlo é o alerta máximo, o chamado "lodo".

Trata-se de uma leitura que proporciona algum conhecimento do universo da restauração e da hotelaria.
Fiquei bastante envolvida na leitura, e achei que Inês Brasão teve um bom desempenho, quer na escrita como na mensagem que pretende passar ao leitor.

Boas Leituras!

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