quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Tudo O Que Ele Sempre Quis, Anita Shreve (Sugestão de Leitura)

Tudo O Que Ele Sempre Quis


Sinopse:
"Um amor absoluto destruído pelo ciúme. Um romance intenso e violento sobre o poder e os efeitos do desejo, da mentira e da traição.
Um casamento junta sempre duas histórias, dois passados. Esta constatação é talvez tardia para o marido de Etna: um homem cuja obsessão com a sua jovem mulher tem início no momento em que se conhecem – e em que ele a ajuda a escapar a um incêndio - e culmina numa união ensombrada por segredos, traição e pelo fogo avassalador de uma paixão não correspondida.
Ao académico Nicholas Van Tassel bastou ver Etna Bliss uma única vez para saber que chegara o momento de abandonar a sua condição de solteirão inveterado. Mas a frieza física e emocional com que é brindado é um prenúncio de tragédia: Etna deseja liberdade e independência, Nicholas quer a jovem exclusivamente para si… E quando descobre que, ainda que tivesse conseguido casar com ela, não teria chegado sequer a conquistá-la, vai ser o lado mais sombrio da sua personalidade a decidir o que fazer a seguir.
Escrito com a inteligência e a graça que são já habituais na autora, Tudo o que Ele Sempre Quis é uma arrepiante história sobre desejo, ciúme, perda e os perigos que o fogo – o figurativo e o literal – sempre arrasta consigo
."



Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 272
Editor: Edições Asa

*Sinopse e imagem retiradas do site da Wook.

Mais um livrinho para a biblioteca, a um preço muito agradável na wook. 
Já conheço a autora e estou ansiosa para começar a ler. Oportunamente farei um post com a minha opinião.

Boas leituras! 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Confidente de Hitler, Peter Conradi (Sugestão de Leitura)

O Confidente de Hitler

Sinopse:
"A incrível história de Ernst Hanfstaengl, o homem que foi confidente de Hitler e que, mais tarde, viria a colaborar com as forças norte-americanas. Com acesso a documentação até então privada, Peter Conradi consegue levar-nos ao convívio íntimo com Adolf Hitler e com os seus colaboradores mais próximos."

Editora: Matéria Prima 
Tema: 
História 
Ano: 
2012  

Páginas: 408

*Imagem e sinopse retiradas do site da Almedina.

O Traficante de Armas, Hugh Laurie (Sugestão de Leitura)

O Traficante de Armas

Sinopse:
"Thomas lang é um ex-polícia que se tornou um mercenário. Um dia recebe a visita de um tal McClusky, que lhe oferece cem mil dólares para assassinar Alexander Woolf, um empresário americano com negócios na Inglaterra e Escócia. Indignado, Lang recusa o trabalho e decide avisar a vítima para o perigo que corre, em vez de matá-la: uma boa acção que não ficará impune.
A partir do momento em que o protagonista entra em contacto com a família Woolf ver-se-á imerso num turbilhão de mentiras, corrupção e violência, que o obrigará a esmagar umas quantas cabeças com a estatueta de um Buda, a medir o seu engenho com multimilionários malvados e deixar a sua vida (entre outras coisas) nas mãos de um grupo de femmes fatales.
Hugh Laurie apresenta-nos um engenhoso e ácido romance que fará as delícias não só dos seus fãs, mas também de todos os leitores ávidos por enredos originais e cativantes."

Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 334
Editor: Caderno


Críticas de imprensa:
“O Traficante de Armas é um autêntico prazer do princípio ao fim e Laurie um escritor de muito talento.”
Booklist

* Sinopse e imagem retiradas do site da Wook.

Autor:
Para além da escrita e do cinema, Hugh Laurie é um apaixonado pela música. Podem consultar aqui.



Official


terça-feira, 27 de novembro de 2012

OPINIÃO - A Casa, André Vianco

ACasa [Suspense] A Casa   André Vianco

Sinopse:
"Em A Casa você encontrará quatro pessoas com os corações atormentados em busca de perdão. Aprenderá que o perdão é o sentimento mais nobre em nosso caráter e tão poderoso que poderá unir os que estão do lado de cá com os que já foram para o lado de lá.. Descubra um romance delicioso, afetivo, que trata de sentimentos e vida após a morte."

Editora: Novo Século (Brasil)
Edição/Reimpressão: Outubro/2008

Autor:
André Vianco é um escritor brasileiro. Nasceu em São Paulo.


Opinião:
André Vianco aborda o sobrenatural nas suas obras. O que me conquistou imediatamente, uma vez que sempre fui aficionada por vampiros, zombis e lobisomens. Portanto, já o era antes de aparecer a "moda" de Twilight, isto porque antes dessa moda não era fácil arranjar livros do sobrenatural! Não sei se alguém se recorda disso....
Bem, o que é certo é que encontrei as obras fantásticas deste autor, passando imediatamente para a lista dos meus autores favoritos!
Claro que a sua forma de escrever é um pouco diferente do que estava habituada, mas como já tinha lido um ou dois livros de autores brasileiros não estranhei muito.
Li A Casa há coisa de quatro anos, e adorei!
Já tinha lido a Cabana, cuja leitura já sugeri. Mas este foi mais profundo.
A presente obra funciona como uma terapia, pode dizer-se de choque, porque deixa o leitor um pouco abalado e com uma força de vontade em mudar a sua própria vida. O leitor fica com uma sensação de paz de espírito com esta chamada de atenção para o que de bom está a acontecer na sua vida...........mas ele não vê.....porque a sua cegueira é de espírito!

"Existe um lugar onde todos têm direito a uma segunda chance..."

Um livro que também aconselho.
Um autor que tenho pena que não seja publicado em Portugal...

A Vingança do Boneco Vivo, R. L. Stine (Sugestão de Leitura)


A vingança do boneco vivo

A nova colecção do mestre do terror depois dos Arrepios!

Sinopse:
"A viagem da tua vida vai começar!
Britney Crosby acha o seu primo Ethan bastante estranho... e tem razão! Ele não para de a atormentar com um boneco velho de ventríloquo. E o boneco também tem planos para Britney!
Alguém vai receber um convite para umas férias num conhecido "parque de terror". Só um totó recusaria uma oferta dessas! Mas alguns convidados não podem fugir da TerrorLândia, mesmo depois de seis dias e sete sustos."

Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 152
Editor: Porto Editora

* Imagem e sinopse retiradas do site da Wook.

A Cabana, Wm. Paul Young (Sugestão de Leitura)

A Cabana

Sinopse:
"E se Deus marcasse um encontro consigo?
As férias de Mackenzie Allen Philip com a família na floresta do estado de Oregon tornaram-se num pesadelo. Missy, a filha mais nova, foi raptada e, de acordo com as provas encontradas numa cabana abandonada, brutalmente assassinada.
Quatro anos mais tarde, Mack, mergulhado numa depressão da qual nunca recuperou, recebe um bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à malograda cabana.
Ainda que confuso, Mack decide regressar à montanha e reviver todo aquele pesadelo. O que ele vai encontrar naquela cabana mudará o seu mundo para sempre
."


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 248
Editor: Porto Editora

* Imagem e sinopse retiradas do site da Wook.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Onde está a Múmia? R. L. Stine (Sugestão de Leitura)


A nova colecção do mestre do terror depois dos Arrepios!

Sinopse:
"Alguém tem um penso rápido?
Abby e Peter estão em casa do Tio Jonathan, que mora numa aldeia antiga e sinistra. O tio deles sabe tudo sobre o Egito e o seu quarto até parece um túmulo. Haverá mais segredos na casa? MÚMIAS!
A seguir, Abby e Peter vão perder-se num terrível mistério. Slappy, o Boneco e outros maus da fita foram avistados na TerrorLândia. Um monstro chamado Byron é o único que pode ajudá-los... se o conseguirem encontrar."


Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 160
Editor: Porto Editora

* Imagem e sinopse retiradas do site da Wook.

Arrepios, R. L. Stine





Arrepios de R. L. Stine foram os livros da minha adolescência. Tenho a colecção toda e adorei a série que passava na televisão, já que tenho um gosto especial pelo terror!


Erros Mortais, Hitchcock (Sugestão de Leitura)



Sinopse:
"Aqui temos mais um volume da colecção de antologias de Alfred Hitchcock que reune uma série de Histórias compiladas, durante mais de vinte anos, da revista Alfred Hitchcock Mistery Magazine.
Ao passar dos anos não desgastou estas histórias deliciosas - continuam actuais e brilhantes como quando foram publicadas pela primeira vez.
«...histórias de mistério que são verdadeiros catálogos de pecados da carne. Pecados esses que, sendo terríveis, podem levar a problemas mas também a histórias interessantíssimas, daquelas que Alfred Hitchcock está sempre à espera...»"

Editora: Impala
Páginas: 446
Género: Suspense/ Thriller/ Terror

Boas leituras!

domingo, 25 de novembro de 2012

OPINIÃO - O Medo do Homem Sábio - Parte 2, Patrick Rothfuss


O Medo do Homem Sábio


Sinopse:

"Agora em O Medo do Homem Sábio, Dia Dois das Crónicas do Regicida, uma rivalidade crescente com um membro da nobreza força Kvothe a deixar a Universidade e a procurar a fortuna longe. À deriva, sem um tostão e sozinho, viaja par Vintas, onde, rapidamente, se vê enredado nas intrigas políticas da corte. Enquanto tenta cair nas boas graças de um poderoso Nobre, Kvothe descobre uma tentativa de assassínio, entra em confronto com um Arcanista rival e lidera um grupo de mercenários, nas terras selvagens, para tentar descobrir quem ou o quê está a eliminar os viajantes na estrada do Rei.

Ao mesmo tempo, Kvothe procura respostas, na tentativa de descobrir a verdade sobre os misteriosos  Amyr, os Chandrian e a morte da sua família. Ao longo do caminho Kvothe é levado a julgamento pelos lendários mercenários Adem, é forçado a defender a honra dos Edema Ruh e viaja até ao reino de Fae. Lá encontra Felurian, a mulher fae a que nenhum homem consegue resistir, e a quem nenhum homem sobreviveu… até aparecer Kvothe.
Em O Medo do Homem Sábio, Kvothe dá os primeiros passos no caminho do herói e aprende o quão  difícil a vida pode ser quando um homem se torna uma lenda viva."


Editor: Edições Gailivro
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 688

*Sinopse e imagem retiradas do site da Wook.

Opinião:

No final da primeira parte ficou o suspense de Kvothe ter sido enviado para "limpar" as estradas do rei, de modo a que os cobradores de impostos do Maer pudessem percorrer as aldeias em segurança.
Kvothe terá de liderar os mercenários que o acompanham (Marten, Tempi, Dedan e Hespe). A narração que Patrick Rothfuss nos presenteia é de facto fantástica. O convívio do regicida com os mercenários demonstra a sua inteligência e perspicácia e a amizade com Thempi é bastante enternecedora. 
Apenas não gostei da parte em que viajou até ao reino de Fae, onde é revelado ao leitor a origem da capa Shaed e o jovem Kvothe ganha mais uma história que o tornará uma lenda.
Sem querer adiantar muitos acontecimentos que se passam no livro.....Kvothe volta à cidade do Maer onde as suas origens vão ser colocadas em causa e muito nobremente vai defender-se e aceitar a sua posição social. O anel de madeira foi sem dúvida um momento de grande rancor (para mim), mas o seu uso foi de grande coragem, significando o seu amor pela família!
As injustiças foram um ponto forte neste livro, mas mesmo assim houve lugar para muitos episódios em que não consegui conter o riso...

Não me desiludi.....mesmo não gostando de Fae

Boas leituras!


O Quinto Filho, Doris Lessing (Sugestão de Leitura)

O Quinto Filho

Sinopse:
"Harriet e David Lovatt têm os mesmos anseios - fidelidade, amor, vida familiar e, acima de tudo, um lar. Teimosamente fora das modas dos anos 60, decidem casar e assentar as bases das suas vidas numa casa vitoriana. A princípio, parece o Paraíso. As crianças preenchem-lhes o quotidiano, e os familiares sentam-se à mesa da cozinha no Natal, desfrutando avidamente do calor humano da família Lovatt. Mas é com a quinta gravidez que as coisas começam a alterar-se. O bebé desenvolve-se dentro de Harriet demasiado cedo e com demasiada violência. Após um nascimento difícil, Ben revela-se uma criança estranha e cruel, cuja violência é instintivamente rejeitada pelos irmãos. 
Inexoravelmente, a sua presença alienígena vai destruindo o sonho de uma família feliz."

Edição/reimpressão: 1989
Páginas: 173
Editor: Europa-América

* Sinopse e imagem retiradas do site da Wook.

Lista dos livros da Série Mortal - de J. D. Robb

Sempre que pretendo comprar um livro de J. D. Robb (pseudónimo de Nora Roberts), fico na dúvida em relação à ordem de publicação das suas obras.

Para facilitar, de uma vez por todas, segue a lista de publicação em Portugal, pela editora Chá das Cinco:

  1. Nudez Mortal
  2. Glória Mortal
  3. Fama Mortal
  4. Êxtase Mortal
  5. Cerimónia Mortal
  6. Vingança Mortal
  7. Oferenda Mortal
  8. Conspiração Mortal
  9. Lealdade Mortal
  10. Testemunha Mortal
  11. Julgamento Mortal
  12. Traição Mortal

OPINIÃO - O Estranho Mundo de Garp, John Irving

O Estranho Mundo de Garp

Sinopse:
" Ele veio ao mundo graças aos esforços obstinados de uma enfermeira excêntrica e à involuntária - mas imprescindível - colaboração de um sargento moribundo... Herdeira de uma das maiores fortunas de Boston, feminista convicta e enfermeira por vocação, Jenny Fields descobriu, um dia, a forma ideal de concretizar um sonho inconfessável: ter um filho só seu. No hospital militar onde prestava serviço, durante a Segunda Guerra Mundial, Jenny é encarregada de tratar um sargento moribundo, gravemente atingido na cabeça. Sem hesitar, ela aproveita a oportunidade para consumar uma rapidíssima e incrível união... T. S. Garp nasceu nove meses depois. E Jenny começa a prepará-lo para a vida, uma vida que lhe reserva muitas surpresas... O jovem Garp assistirá ao triunfo da mãe como escritora - após a publicação de um escandaloso livro autobiográfico -, tornar-se-á, ele próprio, escritor, casará com a filha do seu treinador de luta livre e atrairá, inevitavelmente, um sem-número de infortúnios e desastres... Um verdadeiro acontecimento literário! O romance deliciosamente insólito que se transformou num colossal bestseller e num êxito cinematográfico."

Edição/reimpressão: 1984
Páginas: 368
Opinião:
John Irving é um dos meus autores favoritos. A sua escrita envolve-me de tal forma que fico sempre presa às suas obras, durante e após a leitura.
Sem falar da nostalgia quando guardo o livro na estante.
Ler as obras deste autor é um privilégio, até porque conseguem manter-se presentes na minha mente, mesmo ao longo dos anos.
Várias vezes dou por mim a recordar alguns episódios. 
O estranho mundo de Garp é um livro diferente....não sei porquê, mas é a descrição mais correcta que consigo fazer, porque realmente trata-se do mundo de Garp e que por sinal é mesmo estranho!
Sem dúvida um livro que pretendo reler!


Boas leituras!

sábado, 24 de novembro de 2012

Alienação, Robin Cook (Sugestão de Leitura)

Alienação

Sinopse:
"O futuro médico Adam Schonberg amava a mulher. Por isso aceitou um emprego na gigantesca empresa farmacêutica Arolen a fim de arranjar o dinheiro o dinheiro de que precisavam para o bebé que ia nascer.  A sua mulher, Jennifer, achava que na Julian Clinic é que poderia encontrar os melhores cuidados médicos durante a gravidez.
Parecia uma coincidência feliz o facto de a Julian Clinic pertencer à Arolen, até que Adam começou lentamente a sentir suspeitas quanto à verdade escondida por detrás dessa ligação e a respeito do mal hediondo praticado na mulher que amava pelo médico em quem ela não queria deixar de confiar."

Título original:Mindbend
Edição: 1985
Páginas: 224
Editor: Publicações Europa-América
Colecção: «Obras de Robin Cook»

O Vale das Bonecas, Jacqueline Susann (Sugestão de Leitura)

O Vale das Bonecas

Sinopse:
"Anne, Neely e Jennifer são três jovens fortes, independentes e com muita sede de viver. Mas quando os sonhos da vida se despenham contra os rochedos da desilusão , precisam de algumas «bonecas» -comprimidos calmantes, excitantes, ansiolíticos ou opiáceos - para sobreviver… 
Anne: ingénua e doce, mas ansiosa por descobrir tudo o que a vida tem para oferecer… 
Neely: um espírito rebelde. Órfã desde a mais tenra idade, só ambiciona uma coisa na vida - rios de dinheiro! 
Jennifer: com um corpo de fazer parar o trânsito, este imã sexual só deseja uma coisa - casa e assentar. 
Amor, traição, desejo e dependência são retratados em toda a sua crueza neste romance inesquecível, considerado um clássico da literatura norte-americana."

Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 480
Editor: Edições Contraponto

*Sinopse e imagem retiradas do site da Wook.

OPINIÃO - Testamentos e Heranças, Deco Proteste

Testamentos e Heranças é um guia prático da Deco PROTESTE

 Testamentos e Heranças

Sinopse:
"À dor de perder um ente querido juntam-se, muitas vezes, problemas económicos ou disputas familiares relativas à partilha dos bens ou ao cumprimento das últimas vontades do defunto. E tudo poderá complicar-se se os vários intervenientes não conhecerem os seus direitos e deveres.
A quem cabe gerir a herança e dentro de que limites? Quem são os herdeiros? Terão de pagar imposto de selo? Quais as prestações que poderão receber da Segurança Social? Como é feita a relação de bens? Quando é necessário ou recomendável o processo de inventário?
Encontrará, neste livro, uma resposta clara para muitas das suas dúvidas. A primeira parte destina-se a quem deseja preparar a transmissão dos seus bens e garantir o cumprimento das suas últimas vontades, e a segunda, mais vasta, aos herdeiros, explicitando os procedimentos a que estão obrigados e aquilo a que terão direito
."

Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 208
Editor: Deco Protest

(3ª Edição Revista e Actualizada)

*Sinopse e imagem retiradas do site da Wook.


Opinião:

É um livro realmente prático, com uma escrita simples, acessível e muito bem esquematizado. 

Desde logo destaco um glossário onde o leitor encontra o significado de alguns termos utilizados ao longo do livro, como por exemplo cabeça-de-casal, colação, fiduciário, legítima, tornas, etc.
Este glossário ajuda imenso, uma vez que apresenta uma explicação sucinta e permite entender a matéria em causa.

Relativamente ao esquema, está divido em duas partes: 

  • As últimas vontades:
Está disposto em 3 capítulos.
- Refere os casos de partilha em vida, ou seja a preparação da sucessão.
- Apresenta a disponibilidade de escolher os herdeiros, assim sendo estamos perante os casos em que há lugar a testamento (essencialmente, quem pode fazer, como e o que pode conter). Aborda também a deserdação e a indignidade que obedece a situações previstas na lei.
- O último capítulo, muito interessante nos dias de hoje, prevê uma última vontade, é o destino dos restos mortais. Esse destino pode ter sido uma escolha em vida ou então após a morte.  Por exemplo, o que muitas pessoas desconhecem é que a lei mudou no sentido em que, todos nós somos potenciais dadores. Quem pretender que os seus órgãos não sejam doados após a morte, terá de preencher um formulário no centro de saúde, formulário esse que aparece demonstrado no livro.
Interessante não é?
As vantagens de estarmos actualizados são muitas!
No presente capítulo também aborda a cerimónia fúnebre.

  • Quando morre um familiar:
 Dividido em seis capítulos.
- O primeiro é sobre os procedimentos administrativos. Contém um esquema que pode ajudar, com os prazos que não podem ser esquecidos. 
Esclarece o recurso a uma agência funerária, a necessidade de comunicação do óbito à conservatória do registo civil e às finanças, bem como saber se há testamento.
Aborda também a criação do Balcão das Heranças em 2007.
Para além dessas formalidades, a morte leva ao termo do contrato de trabalho, tema que a presente obra explica, como também explica no caso de haver créditos bancários, seguros de vida e aplicações financeiras. A meu ver temas que não são de todo fáceis de gerir.
- Outro capítulo fala das prestações a que os familiares têm direito a receber das pessoas que se encontram abrangidas pelo Regime Geral da Segurança Social, tal como nos casos de se tratar do Regime não contributivo e da Função Pública.
- O capítulo 3 trata da administração da herança.
- A herança propriamente dita, com referência a todos os herdeiros considerados pela lei, a colação e a partilha são temas do capítulo 4.
- A fiscalidade nas sucessões, a meu ver um tema de extrema importância, uma vez que é aqui que os herdeiros têm que estar mais atentos, uma vez que trata dos impostos a pagar, o valor dos bens a declarar, a participação das transmissões gratuitas. 
A liquidação do imposto de selo e outros impostos.
- Por último, um tema menos atractivo, os crimes e a morte.


Aconselho a qualquer interessado na matéria, sejam estudantes, juristas ou quem queira aprender e actualizar-se um pouco nesta matéria, bem como para quem queira ajudar alguém a lidar com toda a burocracia que existe nesta matéria.

Espero ter ajudado, não só para incutir o interesse nestas matérias, porque apesar de a primeira reacção do cidadão é fugir do excesso de burocracia neste país, acreditem, que se estiverem minimamente actualizados será um pouco mais fácil lidar com determinadas questões que nos fragilizam tanto.

Nota:
Atenção às eventuais alterações legislativas que se vão verificando ao longo dos anos.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Momentos Wook 25%


Visitem a página da Wook, onde podem aproveitar os descontos de 20% em todos os livros e se levar dois ou mais, 25%.

Promoção válida durante os dias 22 e 23 de Novembro.

Vejam as condições da promoção em www.wook.pt.

Eu já aproveitei a oportunidade e comprei estes dois livrinhos:

- Feito em Casa, Joana Roque
- Tudo o Que Ele Sempre Quis, Anita Shreve

Emprestar livros - o início de um problema!




Porque é que emprestar livros é o início de um problema?

Em primeiro lugar porque é necessário dizer a famosa palavra «Não!». Isto é um problema, porque as pessoas não estão habituadas a ouvir essa palavra. Acham desde logo, que só porque há uma amizade e porque partilham (talvez) do mesmo gosto pela leitura, já somos obrigados a emprestar!

Mas será que partilham «mesmo» o gosto pela leitura? É que, apesar de não termos muito tempo para ler e eu estou sempre a queixar-me disso, acontece que ao emprestar, presumo desde logo que a pessoa vai ler o livro num prazo máximo de 15 dias! E não estou a falar de livros com 900 páginas!
É que não sei bem como, o livro vai parar à estante dessa mesma pessoa a quem emprestei o livro. Passa o prazo suficiente de leitura, passa um mês, dois, três, seis....e claro que somos obrigados a perguntar pelo livro! «Mas qual livro?» Pois é.....o livro que a dita pessoa, amante de livros....deixou alegadamente e sem culpa nenhuma na sua pequena estante....

Em segundo lugar, corro sempre o risco de ser chamada de «invejosa», essa palavra tão feita. Tudo porque não empresto aquilo que é meu e que tenho tanto amor. Que eu saiba não estou a negar «bens essenciais» nem «ajuda». Estou a negar uma coisa que comprei para mim, muitas vezes sacrificando outras compras que gostaria de fazer. Mas essa é a minha opção.

Em terceiro lugar, se dizem gostar tanto de livros e numa conversa surge o nome de um autor, de uma obra específica, qual é a razão para pedir emprestado ao invés de pesquisar e comprar?
É que eu fico um pouco confusa com esta "regra social" de pedir logo emprestado. Porque para eu aconselhar determinado livro, seguramente fiz alguma pesquisa, inclusive em blog's, depois decidi comprar ou adicionar à minha lista para comprar assim que puder. Não vejo qual a necessidade de esbulhar o direito que tenho em não emprestar sem ser mal interpretada!

Claro que uma regra tem sempre excepção! Há pessoas a quem se pode confiar um livro e que devolvem dentro do prazo que considero máximo para a entrega.
Mas seja como for, "gato escaldado tem medo de água fria!"

Muito sinceramente, quem devolve um livro com páginas soltas, riscado ou todo dobrado.........não tem coração......
Infelizmente isso já me aconteceu....mas uma coisa é certa, não volta a acontecer!

É a minha opinião.........vale o que vale....

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Matem as Mulheres Primeiro, Eileen MacDonald (Sugestão de Leitura)


Sinopse:
"A ideia da fraqueza física do «sexo fraco» está muito arreigada no mundo. Mas no domínio da rebelião, assunto deste livro, os homens não têm a exclusividade da violência. Em defesa das suas convicções políticas as mulheres também são capazes de matar. Tais mulheres provocam sempre um misto de fascínio e de repulsa, vistas como intrusas num universo considerado apenas masculino.

Este livro vem desfazer muitos preconceitos no que tange à capacidade de violência das mulheres, apresentando novas percepções de um fenómeno muito antigo mas raramente analisado. Aqui, as mulheres falam abertamente do que pode levá-las a matar, recordando actos de extrema violência.

Eileen MacDonald entrevistou um leque de membros femininos de organizações armadas, existentes em países tão diversos corno a Coreia do Sul, a Síria, a Palestina, o País Basco, a Itália, a Irlanda e a Alemanha. Sublinhe-se que neste último país, o mais industrial e «moderno», a maioria dos candidatos à acção armada são mulheres."

Editora: Fenda
Tema: Sociologia
Ano: 2000

*Sinopse e imagem retiradas do site da Almedina.


Passagens interessantes:

"As mulheres, pelo contrário, estão associadas aos instintos maternais e a sociedade venera-as, ainda hoje, à imagem de Nossa Senhora. São elas que dão e protegem a vida, em vez de a destruírem."

"Ao pegar em armas elas cometem uma dupla atrocidade: usar a violência e, ao fazê-lo, destruir a nossa visão tradicional e segura das mulheres."


Livros Antigos - Não saias Maria, Ros M. Talbot







Colecção de bolso: FBI
Preço: 40 escudos
Edição e Distribuição de Revistas

OPINIÃO - Uma Vez Não Basta, Jacqueline Susan



Sinopse:

"Os dramas, as angústias, os fracassos dos semideuses do nosso tempo."

"O mundo dourado da dolce vita dos que enchem com os seus nomes as colunas da crónica mundana."

"Um poderoso romance impregnado de erotismo! Uma obra vigorosamente conseguida."


Género: Romance
Ano: 1973
Editora: Europa-américa

Opinião:

Praticamente todos os livros que li da autora Jacqueline Susan, deixaram uma marca muito especial, mas Uma Vez Não Basta superou todos os outros.
Deixou sem dúvida nenhuma um conforto e também o que posso chamar de "peso de vida" pelo conteúdo de vivências tão bem narradas, por vezes chegam  a ser aterradoras.

Ler Uma Vez Não Basta, para mim é como se tratasse de uma experiência de vida, pois consegue ir para além de um romance. É também um alerta para o amor, para a vida, para os desejos de liberdade (sejam eles quais foram) e o ser humano é perito em desejar tanto e tudo o que não tem, de formas mais alienadas possíveis.

Este livrinho, já um pouco velhinho fui encontrar na estante de livros da minha mãe, há uns anitos. Aconselhada por ela e com a promessa de não estragar mais do que estava (por ter emprestado o livro foi devolvido tal como está na foto), iniciei esta viagem que descreve tantas coisas mesquinhas que existem na vida daqueles que tanto gostam de tapar defeitos e angústias com base, pós e vícios.

Resta-me dizer que quem gostou de O Vale das Bonecas, vai adorar este romance, para mim o melhor de Jacqueline Susan.

Boas Leituras!

* por esta e por tantas outras razões, não empresto livros!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

OPINIÃO - O Estranho Caso da Rapariga Raptada, Spencer Quinn



O Estranho Caso da Rapariga Raptada

Sinopse:
"Chet nunca percebeu muito bem porque chumbou na escola de cães polícias. De resto, há muitas coisas que ele não entende. Como o facto de os seres humanos verterem água dos olhos quando estão perturbados ("especialmente as mulheres"). Ou de sentir um vento pelas costas sempre que abana a cauda. Mas Chet sabe que o dono é um detetive chamado Bernie. E percebe que os dois vão embarcar numa nova missão quando uma loura lhes bate à porta e pede para lhe encontrarem a filha - que pode ou não ter sido raptada. Rapidamente se veem envolvidos num caso muito mais complicado do que poderia parecer, e têm um perigoso grupo de gangsters russos à perna.

O Estranho Caso da Rapariga Raptada
apresenta-nos uma das mais originais duplas de detetives do romance contemporâneo. Bernie é o anti-herói, divorciado, sem um tostão no bolso e que se bate pela custódia do filho. Chet é o narrador canino, que tenta sem muito sucesso compreender os bizarros costumes humanos. Juntos oferecem-nos uma história onde não falta nada: humor, ritmo, uma intriga inteligente e um suspense arrepiante. E, sobretudo, uma visão tocante da relação ancestral entre o homem e o seu cão."

Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 320
Editor: Lua de Papel

*Imagem e sinopse retiradas do site da Wook.

"A visão que o corajoso narrador canino em dos seres humanos agradará tanto aos fâs de histórias policiais como aos amantes de cães." Kiskus Reviews


Opinião:

Em pouco tempo devorei O Estranho Caso da Rapariga Raptada, um livro amoroso em que a amizade de Chet, companheiro de Bernie Little é tão carinhosamente descrita.

Bernie é fundador e co-proprietário da Agência de Detectives Little e está a tentar ultrapassar o divórcio com Leda, como também os seus problemas financeiros. 
Ao seu lado tem o companheiro fiel Chet, o narrador das aventuras e momentos de desespero que os dois enfrentam depois de terem aceite o misterioso caso do desaparecimento de uma rapariga chamada Madison.

Chet releva-se astuto e inteligente e por isso não é muito difícil conquistar desde logo o autor. Confesso que é praticamente impossível fazer muitas pausas, uma vez que o enredo está muito bem feito.Bem como o relato e as ideias de Chet tão dispersas e no entanto tão bem dispostas no enredo.
Com uma escrita suave, o autor dá-nos a conhecer uma outra forma de escrever livros policiais.
Este, especialmente fofo. Que claro está para quem gosta de cães, ler aquilo que lhes pode passar pela cabeça é sempre muito especial.

Passagem interessante: "Depois calou-se a meio da frase. Isso acontecia muitas vezes quando algum humano estava sozinho comigo, o que me deixava sempre com a sensação de que a conversa continuava dentro das suas cabeças, onde nunca devia haver silêncio. Aqui entre nós, sem ofensa, eu não gostaria nada de ser humano." pág 284


Um livro, 317 páginas e umas horas muito bem passadas, com a minha cadelinha a dormitar no meu colo!

Boas leituras...

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Um dia naquele inverno, Sveva Casati Modignani (Sugestão de Leitura)


Um dia naquele inverno

Sinopse:
"Numa grande mansão, às portas de Milão, vivem os Cantoni, proprietários há três gerações da homónima e prestigiada fábrica de torneiras.
Aparentemente, todos os membros da família levam uma vida transparente, mas, na realidade, todos eles escondem segredos que os marcaram; existem situações que, ainda que conhecidas por todos, permanecem um tema tabu. Omite-se até a loucura de que sofre Bianca, a matriarca desta dinastia.
Um dia, entra em cena Léonie Tardivaux, uma jovem francesa sem dinheiro e sem parentes, que casa com Guido Cantoni, o único neto de Bianca. Léonie adapta-se bastante bem à rotina familiar, compreendendo a regra de silêncio dos Cantoni. Isso não a impede de ser uma esposa exemplar, uma mãe atenta e uma gerente talentosa, que, com bastante êxito, conduz a firma pelo mar hostil da recessão económica. No entanto, também ela cultiva o seu segredo, aquele que todos os anos, durante apenas um dia, a leva a largar tudo e a refugiar-se no Lago de Como.
Mais uma vez, Sveva Casati Modignani cativa o leitor com uma saga familiar que atravessa quase um século da História de Itália, dos anos 20 até aos dias de hoje, colocando em cena personagens encantadoras: homens inteligentes, autênticos e perspicazes, que têm ao seu lado mulheres fortes e inigualáveis, capazes de os aconselhar e apoiar."


Edição/reimpressão2012
Páginas: 384
Editor: Porto Editora

*Sinopse e imagem retiradas do site da Wook.

Mais um livro de uma grande escritora para a minha lista "Não vou resistir!!!".


Boas leituras!

O Estranho Mundo dos Livros está no Facebook!

Quem quiser já pode visitar o Estranho Mundo dos Livros no Facebook, com a informação de post's novos, sugestões e partilha deste amor que temos pelos livros!

Livros Antigos


Como qualquer amante de livros, tenho alguns livros antigos em casa. Daqueles em que as páginas estão amarelas e têm aquele cheiro tão característico! E que eu adoro!

São nada mais do que as minhas relíquias!

Por isso mesmo,achei que podia dedicar algum espaço do blog aos livrinhos antigos, porque também têm direito. Apesar de já ter lido alguns deles há uns anitos, mas o que é certo é que reler é sempre uma boa opção....

domingo, 18 de novembro de 2012

Novembro,Jaime Nogueira Pinto (Sugestão de Leitura)

Novembro

Sinopse:
"O que faz correr Eduardo Pinto de Vasconcellos para a sede semi-clandestina de uma organização nacionalista nas vésperas de exames decisivos? E que sombras carrega o pai, Henrique, ex-voluntário na Guerra de Espanha e banqueiro internacional? O que move Alexandre, intelectual, romântico, tímido e revolucionário?
No Verão de 1973, a História está a preparar-se para tomar conta das histórias destes homens e das mulheres que amam levando-os por Lisboa, Madrid e Luanda na torrente da conspiração, da revolução e da contra-revolução, até ao Inverno de 1975.
Os heróis de Novembro agem, lutam e amam sabendo, à partida, que a sua empresa é necessária mas em grande parte fútil. Vivem a história de uma outra geração de 68, que também tinha 20 anos no 25 de Abril. Novembro não é um livro de História, é um romance que se lê como um romance, um xadrez de personagens, lugares, paixões, segredos, intrigas. E também a memória de um Portugal desaparecido. Em Novembro tudo acaba: O Império, a Revolução e os sonhos dos que, dos dois lados, não ficaram no meio e deram tudo por tudo
."

Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 512
Editor: A Esfera dos Livros

*Sinopse e imagem retiradas do site da Wook.

Mais um livrinho para a lista "Não vou resistir!!!"

Justiça para Ouriços, Ronald Dworkin (Sugestão de Leitura)

Justiça para Ouriços

Sinopse:
"A raposa sabe muitas coisas, diziam os Gregos, mas o ouriço sabe uma coisa muito importante. Na sua obra mais completa, Ronald Dworkin defende que o valor, em todas as suas formas, é uma coisa muito importante; afirma que aquilo que a verdade é, o que a vida significa, o que a moral requer e o que a justiça exige são aspetos diferentes da mesma grande questão. Dworkin desenvolve teorias originais sobre uma grande diversidade de temas raramente abordados no mesmo livro: entre muitos outros tópicos, fala de ceticismo moral, interpretação literária, artística e histórica, livre-arbítrio, antiga teoria moral, ser bom e viver bem, liberdade, igualdade e lei. Aquilo que pensamos sobre cada um destes temas tem de valer para qualquer argumento que consideremos convincente sobre os outros.
O ceticismo, em todas as suas formas – filosófica, cínica ou pós-moderna –, ameaça esta unidade. A revolução galilaica tornou o mundo teológico do valor seguro para a ciência. No entanto, a nova república transformou-se, gradualmente, num novo império; os filósofos modernos inflacionaram os métodos da física numa teoria totalitária de tudo. Invadiram e ocuparam todos os campos de respeito – realidade, verdade, facto, justificação, sentido, conhecimento e ser – e ditaram os termos segundo os quais os outros campos do pensamento podem aspirar a esse respeito, e o ceticismo foi o resultado inevitável. Precisamos de uma nova revolução. Temos de tornar o mundo da ciência seguro para o valor
."

Editora: Almedina
Coleção:
Fora de Coleção
Tema:
Teoria, Filosofia e História do Direito
Ano:
2012 

Livro em pré-venda, podem consultar na página da Almedina.



O Estranho Caso da Rapariga Raptada, Spencer Quinn (Sugestão de Leitura)

O Estranho Caso da Rapariga Raptada

Sinopse:
 " Chet nunca percebeu muito bem porque chumbou na escola de cães polícias. De resto, há muitas coisas que ele não entende. Como o facto de os seres humanos verterem água dos olhos quando estão perturbados ("especialmente as mulheres"). Ou de sentir um vento pelas costas sempre que abana a cauda. Mas Chet sabe que o dono é um detetive chamado Bernie. E percebe que os dois vão embarcar numa nova missão quando uma loura lhes bate à porta e pede para lhe encontrarem a filha - que pode ou não ter sido raptada. Rapidamente se veem envolvidos num caso muito mais complicado do que poderia parecer, e têm um perigoso grupo de gangsters russos à perna.

O Estranho Caso da Rapariga Raptada apresenta-nos uma das mais originais duplas de detetives do romance contemporâneo. Bernie é o anti-herói, divorciado, sem um tostão no bolso e que se bate pela custódia do filho. Chet é o narrador canino, que tenta sem muito sucesso compreender os bizarros costumes humanos. Juntos oferecem-nos uma história onde não falta nada: humor, ritmo, uma intriga inteligente e um suspense arrepiante. E, sobretudo, uma visão tocante da relação ancestral entre o homem e o seu cão
."

Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 320
Editor: Lua de Papel

 * Imagem e sinopse retiradas do site da Wook.



O Estranho Caso da Rapariga Raptada esteve na minha lista de "Não vou resistir!!!.

E depois de uma longa espera....lá chegou o dia em que tive a felicidade de adquirir esta obra para juntar à minha bela biblioteca!
No entanto, apesar da euforia por ter mais um livrinho que tanto desejava....lá veio aquela sensação de angústia....."gostava de ter mais tempo para dedicar à leitura!"

Enfim, não se pode ter tudo! Mesmo assim já iniciei a leitura e posso adiantar desde já que estou a adorar!